Sentindo cada vez mais pressão por parte da Qualcomm, a Intel revelou a nova série Core Ultra 200V, parte da geração Lunar Lake de processadores x86, desenhados especificamente para portáteis finos e leves.
Estes processadores Core Ultra 200V são os primeiros da Intel a serem fabricados pela TSMC, utilizando o processo N3B (3nm) para o tile de computação e N6 para o tile de plataforma. A Intel afirma que esta nova arquitectura permitirá que os portáteis ofereçam mais de 20 horas de autonomia em tarefas de produtividade, com foco na eficiência energética.
A série Core Ultra 200V inclui nove chips, disponíveis nas configurações Core Ultra 5, 7 e 9. Cada processador possui oito núcleos de CPU, divididos em quatro núcleos de desempenho (P-cores) e quatro núcleos de eficiência (E-cores), todos com oito threads mas sem hyperthreading. A Intel destaca que estes novos processadores oferecem uma poupança de energia de 50% em comparação com a geração anterior, Meteor Lake. Os núcleos de desempenho Lion Cove proporcionam um aumento de 14% no desempenho, enquanto os núcleos de eficiência Skymont duplicam o desempenho dos seus antecessores.
Uma das características deste processadores Lunar Lake é a sua memória integrada, conhecida como on-package RAM. Estes chips vêm com 16 GB ou 32 GB de memória dual-channel LPDDR5x-8533 integrada. A Intel refere que esta abordagem melhora a eficiência energética e reduz o consumo total de energia; mas em contrapartida impede que os utilizadores possam trocar ou expandir a RAM mais tarde. Além disso, os processadores vêm equipados com os novas GPUs Xe2 da Intel, que oferecem até 67 TOPS e um desempenho 1.5x superior ao do GPU Xe da geração anterior.
A série Core Ultra 200V também suporta uma vasta gama de opções de I/O e conectividade, incluindo PCI-Express 5, Thunderbolt 4, USB4, HDMI 2.1, DisplayPort 2.1, WiFi 7, Bluetooth 5.4 e Ethernet Gigabit.
Fabricantes de portáteis como a Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo, LG, MSI e Samsung deverão anunciar novos dispositivos com estes processadores nos próximos dias, com os primeiros modelos a chegar ao mercado ainda antes do final deste mês.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)