A troca de um iPhone em garantia revelou o lado negro do sistema de bloqueio permanente de dispositivos por certas redes sociais, como o Snapchat.
Um incidente recente destacou um problema inesperado com iPhones recondicionados, onde uma proibição nas redes sociais do anterior proprietário penalizou o novo utilizador. Este problema foi sentido na pele por Finn Voorhees, programador e blogger, que partilhou a sua experiência ao receber um novo iPhone de substituição.
Após danificar o seu iPhone, Voorhees recebeu um dispositivo da Apple. No entanto, ao configurar o novo dispositivo, encontrou o erro "SS06: Device Banned" ao tentar entrar no Snapchat. Apesar de não ter tido problemas no seu dispositivo anterior, esta proibição impediu-o de aceder à sua conta Snapchat no novo iPhone, que seria um iPhone recondicionado previamente utilizado por outra pessoa. O suporte do Snapchat indicou que o erro se devia a violações das Regras da Comunidade pelo proprietário anterior do dispositivo, e que não poderiam reverter a proibição.
Ao investigar, Voorhees descobriu que o framework DeviceCheck da Apple permite que as apps rastreiem dados do dispositivo mesmo após restauros de fábrica e transferências entre utilizadores. Esta ferramenta, destinada a prevenir fraudes, faz com que o Snapchat possa aplicar bloqueios permanentes, ao nível do dispositivo físico, mesmo que este tenha passado para um novo dono. O Suporte da Apple reconheceu o problema, referindo que este era um problema novo e raro, e com a única solução a ter sido enviar-lhe um outro iPhone de substituição.
Este caso levanta preocupações sobre as implicações do uso de dispositivos recondicionados e o potencial de ser penalizado pelas acções de um utilizador anterior. Embora ocorrências como esta sejam raras, destacam a necessidade de se rever o funcionamento do framework DeviceCheck para evitar problemas semelhantes no futuro; nomeadamente, podendo ser atribuído um novo número de identificação a iPhones recondicionados, para que não sejam penalizados por coisas que tenham sido feitas anteriormente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Inacreditável!
ResponderEliminar🤔🤨