2024/09/24

Kaspersky faz actualização forçada para UltraAV

Os clientes da Kaspersky nos Estados Unidos relataram uma actualização inesperada que substituiu o seu software Kaspersky pelo UltraAV.

De acordo com publicações nas redes sociais, muitos utilizadores acordaram para descobrir que o Kaspersky tinha sido desinstalado dos seus sistemas, sendo automaticamente substituído pelo UltraAV e UltraVPN sem aviso prévio ou consentimento. Tendo em conta que se trata de software de segurança, esta alteração deixou muitos utilizadores indignados.

Esta mudança surge após a decisão do governo dos EUA de proibir a venda de produtos da Kaspersky devido a preocupações de segurança por se tratar de uma empresa com origem na Rússia. A proibição, que entrou em vigor a 20 de Julho de 2023, permitiu que a Kaspersky fornecesse actualizações limitadas aos seus clientes até 29 de Setembro. A Kaspersky chegou a um acordo para transferir os seus clientes nos EUA para o UltraAV, um software de antivírus pertencente à empresa americana de cibersegurança Pango. No entanto, muitos utilizadores sentiram-se surpreendidos com a transição para um software considerado "inferior", gerando inúmeras críticas.
Embora alguns clientes tenham relatado ter recebido um email da Kaspersky sobre a mudança, outros, incluindo ex-revendedores, mostraram-se insatisfeitos com a instalação forçada. No mínimo, os actuais clientes deveriam ter recebido uma notificação nos seus sistemas a indicar as alterações, com a opção de recusar o novo software se assim o desejassem.

Pelo seu lado, a Kaspersky defende-se, dizendo que actualização automática tinha como objectivo garantir que os utilizadores não enfrentassem lacunas de protecção com a saída da empresa do mercado dos EUA. Uma justificação que não tem evitado que muitos deles estejam a desinstalar o UltraAV e a equacionar outras alternativas para substituição do software da Kaspersky.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)