Se já se interrogaram porque temos distribuição de electricidade monofásica e trifásica, mas não quadrifásica ou mais, eis a resposta.
Quando se passa do mundo da corrente contínua (DC) para a corrente alternada (AC), passamos a ter um conjunto de curiosidades associadas. Uma delas é o facto do seu comportamento oscilante nos dar a energia em ondas, o que faz com que a entrega da potência não seja linear, e daí se usarem múltiplas fases que podem assegurar uma entrega de potência mais constante. O uso de três fases acaba por resultar num compromisso entre a entrega dessa potência de uma forma que pode proporcionar esse objectivo, usando a menor complexidade possível - já que o recurso a ainda mais fases (4, 5, etc.) não traria benefícios suficientes face ao custo acrescido de tudo o que isso implicaria.
Como bónus, até ficamos a saber porque motivo se usam ligações em "estrela" e "triângulo" nas ligações trifásicas, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
2024/09/07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
https://www.youtube.com/watch?v=jMmUoZh3Hq4 deixo este para quem quiser um pouco mais sobre o sistema norte americano com duas fases.
ResponderEliminarMuito interessante, e só pelo "elevado barulho" de alterna que o quadro dele tinha, mas afinal era só palhaçada levou um like ;)
EliminarTambém tenho curiosidade de experimentar levar um choque em 120V para comparar com os nossos 230V pois o que ele explica é verdade sem tensão suficiente não se consegue corrente e o nosso corpo se tivermos a pele seca tem uma resistência razoavelmente alta ao ponto de quase nem se sentir 50V.
Eliminar