A Adobe apresentou o "Project Turntable", uma nova ferramenta AI que permite transformar desenhos vectoriais 2D em modelos 3D que se podem rodar.
Ao longo dos anos a Adobe tem mostrado incríveis ferramentas de manipulação de imagem, e é algo que continua a fazer. Este Project Turntable foi apresentado na conferência Adobe MAX, usando machine learning para gerar múltiplas vistas de um desenho 2D e permitindo rodá-lo para diferentes ângulos em 3D.
Na demonstração, o investigador da Adobe, Zhiqin Chen, usou uma cena 2D no Illustrator com um guerreiro e um dragão. Normalmente, qualquer alteração para se ver estes personagens de outra perspectiva exigiria que fossem completamente redesenhados de raiz. No entanto, com o Project Turntable, o guerreiro foi transformado num modelo 3D em segundos, permitindo uma rotação completa de 360 graus no eixo vertical, incluindo detalhes da personagem que não eram visíveis no desenho original.
A ferramenta também permite rotações verticais, embora aparentemente de forma mais limitado do que nas rotações horizontais. Também se viu o sistema aplicado em desenhos mais complexos, como um cesto com diversos tipos de pão e um personagem de um copo de batatas fritas com braços e pernas. No entanto, faltará ver como a ferramenta lida com formas mais incomuns ou complexas.
Por agora o Project Turntable ainda está em fase de demonstração, não se sabendo quando é que será disponibilizado aos clientes dos programas Adobe. Mas a avaliar pelo enorme (para não dizer excessivo) entusiasmo do público a esta a funcionalidade, espera-se que isso possa acontecer em breve.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)