2024/10/04

Análise ao Huawei Watch GT 5 Pro

A Huawei tem estado bem representada no campo dos smartwatches desde o tempo do primeiro Huawei Watch, e agora é tempo de vermos que tal se comportam um dos seus modelos mais recentes, o Huawei Watch GT 5 Pro.

O Huawei Watch GT 5 Pro

Tal como referido, o Huawei Watch GT 5 Pro é o culminar de uma longa geração de smartwatches que a Huawei tem lançado ao longo dos anos. Apesar de, pelo caminho, a Huawei ter abdicado do Wear OS da Google e passado a usar o seu próprio Harmony OS, este é um smartwatch que vem com tudo o que se possa pedir, e até com mais algumas coisas além disso.

Nesta geração a Huawei investiu fortemente na diferenciação, oferecendo uma vasta gama de modelos diferentes, em tamanhos de 42mm e 46 mm, com corpo em cerâmica ou titânio, com design mais desportivo ou clássico, a que se somam ainda modelos como o Ultimate, e o modelo D2 com medição melhorada da pressão arterial (que infelizmente não tem lançamento previsto em Portugal por causa das burocracias dos "dispositivos médicos", apesar da Huawei desde logo clarificar que estes smartwatches não são dispositivos médicos e que as suas medições deverão sempre ser vistas como meras "indicações").
No caso do modelo que testamos, temos um smartwatch com ecrã de 46 mm e aspecto desportivo, bastante confortável de usar, com dois botões, um rotativo, outro de pressão (que também serve como ponto de toque para a medição do ECG).

Como é habitual, temos todo um imenso conjunto de sensores que inclui: acelerómetros, giroscópio, bússola digital, sensor de frequência cardíaca, barómetro, sensor de temperatura, sensor de luminosidade, sensor de profundidade, sensor ECG, e GPS, com o sistema TruSense a usar estes dados para fazer as diversas medições e tracking de actividades. Temos ainda GPS, Bluetooth, NFC e microfone. Vem com protecção IP69K e até 5 ATM, e mergulhos até 40 m de profundidade. A Huawei anuncia autonomias de até 14 dias, com 9 dias de uso típico, ou 5 dias com uso do ecrã em modo always-on.
As muitas variedades de Huawei Watch deste ano.


Em funcionamento

Com a ressalva que, na altura em que efectuamos o teste o acesso ao relógio ter que ser feito usando uma versão beta da app Huawei Health, não houve grandes problemas. Embora o relógio fique obviamente melhor acompanhado por um smartphone Huawei, podemos utilizá-lo sem perda das funcionalidades principais em qualquer smartphone Android ou - como foi o caso - com iPhones. Mas em qualquer cenário, será sempre necessário criar uma conta Huawei, no tal processo que exige o fornecimento do número de telefone e que já critiquei noutras análises de wearables da Huawei.

O processo de emparelhamento decorre sem incidentes e, depois disso, será apenas uma questão de dar (ou não dar) as permissões necessárias para as diversas funcionalidades, desde o acesso às notificações, permissão para aceder às fotos (no caso de se querer gravar os screenshots do relógio directamente para a galeria de fotos), etc. etc. Um dos pontos chatos do processo inicial de utilização, é que praticamente todas as funcionalidade de medição do relógio são inicialmente acompanhadas de um ecrã que informa que não se tratam de medições de calibre médico, pedindo ao utilizador que confirme que está consciente disso.
O processo de utilização do Huawei Watch GT 5 Pro é bastante simples, tirando partido dos dois botões físicos e gestos de deslizar que rapidamente dão acesso ao "painel de controlo" com acesso a funções rápidas, notificações, e diferentes secções principais do relógio (dados de actividade, eventos, etc.)
O ecrã é extremamente luminoso e facilmente legível até sob sol intenso, mas fazendo excelente uso do sensor de luminosidade ambiente para se ajustar às condições do momento. Quando muito poderá criticar-se que até ajusta a luminosidade de forma demasiado rápida, bastando algumas sombras para que o sistema actue - seria preferível a Huawei optar por alterações mais graduais e atempadas.

Quando se liga o modo always-on (podemos também somente optar pela activação automática quando se levanta ou gira o pulso), descobrimos que o ecrã se mantém praticamente inalterado, com cores e tudo. No mostrador que estava a utilizar, apenas se notava o desaparecimento dos padrões de fundo e os números das horas que deixavam de se preenchidos e passavam apenas a uma silhueta, mas mantendo todos os dados informativos e cores.

Uma palavra de destaque também para a autonomia. Estando habituado ao carregamente diário ou a cada dois dias do Apple Watch, foi extremamente refrescante ver que, mesmo após uma semana de uso, o Huawei Watch GT 5 Pro ainda ia com bateria confortável para mais alguns dias (isto sem o modo always-on). Faz-nos pensar porque motivo a Apple não consegue espremer uma melhor autonomia do Apple Watch.

Os mostradores / watch faces

Apenas um ponto de destaque para algo que poderá surpreender (pela negativa). Embora a app Huawei Health não tenha nada de particular a apontar, cumprindo com o que se espera de uma app que faz a interligação com um smartwatch (e outros wearables da Huawei), e podendo integrar-se com o dados de saúde do sistema; o mesmo não se pode dizer dos watch faces / mostradores.

Embora a Huawei disponibilize alguns mostradores de estilo variado pra o Huawei Watch GT 5 Pro, essa secção da app apresenta-nos dezenas (ou centenas) de mostradores pelos quais será necessário pagar! Mesmo tendo em conta que estamos a falar de valores que por vezes são ridículos (indo dos 50 cêntimos aos 4 euros - dos que vi), penso que não será a melhor táctica para quem acabou de pagar quase 500 euros por um smartwatch.
Teria sido bastante mais agradável se a Huawei começasse por: 1) disponibilizar mais mostradores gratuitos; 2) começar por apresentar as opções gratuitas na app, e mais subtilmente tentar direccionar os clientes para os mostradores pagos. Da forma que está, parece uma tentativa demasiado forçada de ir buscar mais alguns euros aos clientes que acabaram de pagar uma quantia considerável pelo seu relógio.


Apreciação final

Desculpando-se a questão de criar uma conta Huawei que representa um pequeno passo inicial extra (ou nenhum, para quem já for utilizador de produtos Huawei), o Huawei Watch GT 5 Pro é uma excelente opção para quem procura um smartwatch de segmento superior, com design moderno, construção robusta, e uma autonomia que acaba com as preocupações do carregamento. Podemos encontrá-lo com preço abaixo dos 450 euros com oferta de uns FreeBuds 5i.

Tendo em conta o que tem para oferecer, sai daqui com o nosso "escaldante".

Huawei Watch 5 GT Pro

Escaldante

Prós
  • Autonomia
  • Qualidade de construção
  • Ecrã luminoso com opção Always On

Contras
  • Preço
  • Mostradores pagos
  • Exigência de número de telefone para criação da conta Huawei


Huawei Huawei Watch GT 5 Pro

Escaldante (5/5)

1 comentário: