Todos os que gostam de olhar para o céu terão direito a um pequeno espectáculo adicional no final da tarde de hoje. O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS será visível a olho nu por volta das 19h35, olhando-se para oeste - desde que as condições atmosféricas colaborem com a ausência de nuvens.
Este cometa foi detectado em Janeiro de 2023 por astrónomos do observatório Tsuchinshan na China, sendo confirmado pelo telescópio ATLAS na África do Sul (daí a sua designação). Apesar de poder continuar a ser observado ao longo da próxima semana, isso só deverá ser possível com recurso a telecópios, pois irá perdendo luminosidade diariamente, fazendo com que o dia de hoje se torne no momento ideal para quem quiser espreitá-lo sem recurso a assistência adicional.
Portanto, toca a definir um alerta para as 19h35, e olharem para o céu a oeste, perto do horizonte. É que se falharem esta oportunidade, o cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS só voltará a aproximar-se da Terra daqui por algumas centenas de milhares de anos.☄️ Vila Real
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) October 12, 2024
©️André Mestre pic.twitter.com/Ifum8w3PBT
Se tudo correr bem, vai-se ver bem é quando der a volta.
ResponderEliminar