A Google actualizou o Quick Share para Windows, que permite transferir ficheiros entre telemóveis Android e PCs Windows, agora permitindo transferências rápidas sem que os dispositivos estejam ligados à mesma rede WiFi.
Até agora, se os dispositivos não estivessem na mesma rede Wi-Fi, as transferências eram feitas via Bluetooth, com velocidades extremamente lentas. Agora, o único requisito é que o PC Windows tenha o WiFi activado, independentemente de estar ligado a uma rede, para que as transferências possam ser feitas via WiFi a velocidades muito superiores.
Quando o Quick Share foi lançado em 2023, a Google recomendava usar a mesma rede WiFi para obter as melhores velocidades, pois a transferência via Bluetooth era extremamente lenta, com velocidades abaixo dos 100 KB/s. Quem quisesse transferir coisas como um vídeo com vários gigabytes arriscava-se a que isso demorasse um dia inteiro. No entanto, com esta melhoria, as transferências podem agora ser feitas a velocidades de até 100 MB/s, ou mais, reduzindo drasticamente o tempo necessário para a transferência.
Esta actualização parece utilizar um mecanismo de hotspot WiFi, onde o dispositivo Android cria uma ligação temporária para transferências mais rápidas. Após a ligação inicial via Bluetooth, o telemóvel cria uma rede WiFi a que o computador se liga directamente.
Como ponto negativo, isto significa que o smartphone ficará sem acesso WiFi à internet durante o processo de transferência. Ainda assim, certamente será melhor ficar alguns poucos minutos sem internet e transferir uns gigabytes para o PC, do que ter que aguardar um dia inteiro para que isso seja feito; além disso, o smartphone continuará a ter internet, mas via rede móvel.
2024/10/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)