2024/10/03

iOS 18 restringe acesso aos contactos individualmente

A Apple está a dar maior controlo sobre o acesso das apps aos contactos no iOS 18.

Uma das coisas que os sistemas mobile ajudaram a fazer evoluir ao longo dos anos, foi o da questão de acesso e permissões a informação e funcionalidades sensíveis. Anteriormente, assumia-se que qualquer programa a correr num dispositivo teria total acesso a todo o seu hardware e informação, mas hoje em dia vivemos num mundo em que toda e qualquer permissão se arrisca a ser abusada, e o seu uso deve ficar ao critério de cada utilizador. É por isso que actualmente os utilizadores têm que dar permissões de acesso à localização, acesso à câmara, microfone, fotos, contactos, e outros. E é precisamente na parte de acesso aos contactos que a Apple fez algumas alterações no iOS 18.

Até agora, no iOS, o acesso aos contactos era algo que apenas se podia "permitir" ou "não permitir". Mas com o iOS 18, os utilizadores podem escolher exactamente quais as pessoas específicas da lista de contactos as apps podem aceder.
Na prática, a Apple aplicou aos contactos o mesmo princípio que aplicou no acesso às fotos. Anteriormente também apenas se tinha uma permissão global de "tudo ou nada", que depois evoluiu para um sistema que permite dar acesso apenas a determinadas fotos.

No entanto, há quem esteja a ver isto - uma medida que beneficia os utilizadores e lhe dá maior controlo sobre as informações que têm no seu smartphone - como podendo ser um "desastre" para novas redes sociais, que passam a enfrentar mais dificuldades para acederem aos contactos dos utilizadores. Sendo alguém que nunca dá acesso aos contactos, precisamente por não aceitar que uma app tenha acesso total a isso, não partilho dessa opinião, sendo que este acesso mais controlado até me poderá fazer com que aceite dar acesso a alguns contactos que, anteriormente, não aconteceria. Por outro lado, os que não se preocupam com isto e aceitam alegremente dar acesso a tudo e todos, continuarão a fazê-lo... e não há permissão ou pergunta que possa evitar isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)