2024/10/05

Mercedes Drive Pilot acelera para os 95 km/h

A Mercedes‑Benz vai introduzir a próxima geração do DRIVE PILOT para a condução condicionalmente automatizada (SAE‑Nível 3) na Alemanha. Esta nova versão pode agora seguir um veículo em vias rápidas e autoestradas até uma velocidade de 95 km/h.

O DRIVE PILOT pode ser utilizado em condições de trânsito fluido na faixa da direita de uma via rápida ou autoestrada, enquanto segue o veículo da frente. A opção anteriormente disponível de utilizar o sistema em condições de trânsito intenso e de congestionamentos em vias rápidas adequadas mantém-se. Durante a condução condicionalmente automatizada, a tarefa de condução pode ser transferida para o sistema, permitindo aos clientes utilizar o seu tempo de forma mais eficiente.

A Mercedes‑Benz conta com a arquitetura de sistema redundante para o DRIVE PILOT. Isto significa que os sistemas vitais, como a direcção, o sistema de travagem e o sistema eléctrico de bordo, são funcionalmente redundantes para garantir a manobrabilidade no caso raro de um destes sistemas avariar. Estes sistemas redundantes ajudam a garantir uma transferência segura da tarefa de condução para o condutor.

Câmaras, radares, sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR são utilizados para perceber o ambiente da zona envolvente do veículo e processar a bordo em tempo real. Graças a um sistema de posicionamento de alta precisão, um Mercedes‑Benz equipado com o DRIVE PILOT pode determinar a sua localização exacta com uma precisão de poucos centímetros. A localização é efectuada pelo veículo solicitando a posição a todos os sistemas de satélite disponíveis. O DRIVE PILOT calcula a posição do veículo com base nos dados recebidos dos diferentes sistemas de satélite. Além disso, um mapa de alta-definição fornece uma visão tridimensional das ruas e da zona envolvente. Todos estes elementos são importantes para uma condução condicionalmente automatizada segura.
A necessária recertificação pela Autoridade Federal Alemã de Transportes Motorizados está prevista para o final de 2024, após a qual as vendas poderão começar no início de 2025. O preço do DRIVE PILOT será igual ao da versão anterior (a partir de 5.950 euros, incluindo IVA). Os veículos dos clientes que já estão equipados com o DRIVE PILOT podem ser actualizados gratuitamente. Dependendo do modelo, esta actualização pode ser realizada através de uma ligação sem fios ou através de uma visita à oficina.

O desenvolvimento na Mercedes‑Benz está a progredir a um ritmo acelerado para permitir velocidades ainda superiores e tempos de transferência mais longos no futuro. Na Alemanha, a velocidade máxima permitida para a condução condicionalmente automatizada é actualmente de 130 km/h. A Mercedes‑Benz pretende atingir este marco até ao final da década.


[Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)