2024/10/03

Microsoft abandona HoloLens 2

A Microsoft está a terminar a produção dos seus óculos de realidade aumentada HoloLens 2, parecendo por um ponto final nas suas ambições neste sector.

O HoloLens foi lançado em 2016, seguido do HoloLens 2 em 2019, apresentados como sendo indicadores de um futuro em que todos usaríamos óculos de realidade aumentada. Apesar de serem pioneiros na tecnologia de realidade aumentada, o elevado custo destes óculos sempre fez com que fossem orientados para clientes empresariais e não para o público em geral. Mas agora, com os anos a terem passado e estes óculos a mostrarem cada vez mais as suas limitações, a MS acha que chegou o tempo de dar por terminada esta experiência.

Apesar de assegurar as actualizações para os óculos até ao final de 2027, Microsoft parece não ter planos para uma terceira versão dos HoloLens, cujo projecto terá sido cancelado em 2022. No entanto, parece que a empresa continua a trabalhar nuns óculos designados por IVAS (Integrated Visual Augmentation System), destinados ao exército dos EUA, onde o factor "preço" não deverá ser problema.
Ao contrário da Apple, que também enfrenta o desafio dos Vision Pro terem preço elevado, a estratégia da Microsoft parece ter passado da criação de óculos para os consumidores finais para a disponibilização dos seus serviços nas plataformas existentes, fazendo uma parceria com a meta para levar o Xbox Cloud Gaming e as suas aplicações Office aos óculos Quest, e a melhorar a integração do Windows 11 com os dispositivos da Meta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)