2024/10/06

Microsoft vai deixar reconfigurar tecla Copilot

A Microsoft vai permitir reprogramar a tecla Copilot no Windows 11 para abrir outras aplicações em vez do Copilot.

A nova funcionalidade, disponível no canal Dev do Windows Insider, permite alterar a função da tecla Copilot através do menu Definições. No entanto, existem algumas restrições. As aplicações que podem ser associadas à tecla devem estar empacotadas e assinadas em MSIX, garantindo que cumprem os padrões de segurança e privacidade da Microsoft. Muitas aplicações da Microsoft Store são compatíveis, mas nem todas as aplicações de terceiros irão funcionar. Infelizmente, não será possível atribuir à tecla qualquer ficheiro executável ou script - algo que eventualmente só poderá ser feito recorrendo a utilitários de terceiros.
Esta versão baseia-se na actualização Windows 11 24H2, que foi recentemente lançada ao público como Windows 11 2024. Como acontece com muitas funcionalidades do programa Insider, a capacidade de reprogramar a tecla Copilot poderá ser disponibilizada a todos os utilizadores nos próximos meses, sofrer alterações, ou ser cancelada, consoante o feedback dos utilizadores. A Microsoft está claramente a focar-se na personalização, e espera-se que esta opção seja bem recebida pelos utilizadores que querem mais controlo sobre as funções do seu teclado. Esperemos é que a MS amplie as capacidades, para que possibilite usar qualquer programa ou script.

Outra das alterações desta versão tem a ver com a funcionalidade Windows Sandbox, que passa a permitir executar aplicações num ambiente isolado com mais flexibilidade, incluindo o redirecionamento da área de transferência, controlos de áudio e vídeo, e a capacidade de partilhar pastas individuais com o sistema anfitrião.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)