Gemini Live e novas vozes disponíveis gratuitamente em Android; PlayStation Network esteve inacessível durante 8 horas; novos painéis solares tandem produzem 60% mais energia; Apple repensa estratégia AR após apresentação dos óculos Orion da Meta; e Tails OS e Tor Project combinam esforços.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.
Samsung pode cobrar por funcionalidades AI nos Galaxy após 2025
A Samsung apresentou recentemente a série Galaxy Tab S10 e o Galaxy S24 FE, destacando funcionalidades avançadas AI como uma das principais atrações. Actualmente, estas funcionalidades AI têm sido disponibilizadas gratuitamente, mas a Samsung sugeriu que isso pode mudar no final do próximo ano.Uma nota de rodapé no comunicado oficial sobre estes dispositivos afirma que "podem ser aplicadas taxas a certas funcionalidades AI no final de 2025". Isto confirma declarações anteriores de que as funcionalidades AI nos dispositivos Galaxy serão gratuitas até essa data, sugerindo que, a partir do próximo ano, algumas dessas funcionalidades poderão ser pagas. Falta saber se a Samsung adoptará qualquer sistema de oferecer os serviços AI por um ano ou dois na compra de novos equipamentos, o que funcionaria como um "incentivo" para trocar para um novo smartphone regularmente.
AMD lança actualização de BIOS para Ryzen 9600X e 9700X
A AMD está finalmente a disponibilizar actualizações de BIOS que melhoram o desempenho dos processadores Ryzen 9600X e 9700X, corrigindo problemas de latência entre núcleos. Estas melhorias surgem após críticas ao desempenho destes novos CPUs, que revelaram latências superiores ao esperado na série Ryzen 9000. As actualizações incluem optimizações no Windows 11 para chips Zen 4 e Zen 5, e o novo firmware AGESA PI 1.2.0.2.Além disso, a AMD introduziu um modo cTDP de 105 watts para os Ryzen 9600X e 9700X, prometendo um aumento de 10% no desempenho, especialmente em tarefas multithread. Esta actualização não invalida a garantia, mas requer que se tenha um sistema de dissipação adequado. A empresa também está a lançar as motherboards X870 e X870E, com suporte para USB 4.0 e PCIe Gen 5, para a próxima geração de placas gráficas, e memória DDR5-8000 EXPO de maior velocidade.
BYD recolhe 100.000 veículos elétricos por risco de incêndio
A BYD anunciou a recolha de quase 100.000 veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus na China devido a risco de incêndio.A medida afecta os modelos Dolphin produzidos entre Fevereiro e Dezembro de 2023 e as unidades Yuan Plus fabricadas entre Novembro de 2022 e Junho de 2023. As versões internacionais do Yuan Plus, vendidas como Atto 3, não são afectadas.O problema está relacionado com o controlador da coluna de direção assistida, que pode causar fissuras nos condensadores que podem resultar em curto-circuitos, sobreaquecimento ou incêndio. Para corrigir a falha, os centros de serviço da BYD estão a instalar almofadas de isolamento adicionais nos controladores, eliminando o risco de incêndio.
iPhone 16 Pro Max carrega a 31W efectivos
Embora continue muito distante das potências de carregamento rápido dos smartphones Android, os mais recentes iPhone 16 Pro vêm com algumas ligeiras melhorias face à geração anterior.Segundo os testes da Chargerlab, o iPhone 16 Pro Max consegue fazer o carregamento a 31W, superando os 25W máximos dos iPhone 15 Pro. De qualquer forma, tal como nos modelos anteriores, bastará ter um carregador de 30W (ou superior) para usufruir da velocidade máxima de carregamento, que lhe permite atingir 50% de carga em 26 minutos, 80% em 57 minutos, e 100% em 2h20m.
Curtas do dia
- Apple tenta minimizar impacto do processo da Epic
- Apple já não deverá investir na OpenAI como inicialmente pretendia
- Reddit toma medidas para impedir vagas de protesto como as que enfrentou no passado
- Udemy vai usar conteúdos para treinar AI se os utilizadores demorarem a dizer que não
Resumo da madrugada
- Headphones Sony WH-1000XM5 a €295
- Ganha um cabo Baseus USB-C de 240 W
- Tails OS e Tor Project combinam esforços
- HMD deixa de vender smartphones Nokia na Europa
- Apple repensa estratégia AR após óculos Orion da Meta
- Novos painéis solares tandem produzem 60% mais energia
- PlayStation Network esteve inacessível durante 8 horas
- Gemini Live e novas vozes disponíveis gratuitamente em Android
- Snapdragon 8 Gen 4 significativamente mais caro que Dimensity 9400
- Razer lança almofada de jogo com feedback táctil e auscultadores vibratórios
Curiosidade do dia: O sistema Face ID foi estreado pela Apple no iPhone X em 2017, consistindo num projector de pontos IR e câmara que lhe dão a capacidade de registar os rostos em 3D, servindo para autenticação em substituição do sistema Touch ID de impressões digitais utilizados até então.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)