Tesla apresenta Robotaxi e Robovan para um futuro utópico imaginado por Elon Musk; Apple Intelligence resume "fim de namoro" via mensagens; Pyramid Flow gera vídeo AI de forma eficiente - e open source; Intel revela CPUs Core Ultra 200S; e erro no Outlook causa crashes e problemas de login.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.
Porsche recolhe Taycans por risco de incêndio
Parece que não há marca que consiga escapar às recolhas devido a potenciais defeitos nas baterias que podem causar incêndios. Desta vez é Porsche, que irá recolher milhares de Taycan fabricados entre 2019 e 2024, e também afectando os Audi E-tron GT e RS que partilham a mesma plataforma.O maior problema é que a Porsche parece não saber exactamente que unidades são afectadas por esta falha, sendo necessário levar o carro a uma oficina para que seja feito um teste à bateria para tentar determinar se existe alguma anomalia. Para salvaguardar incidentes, sugere que os utilizadores limitem o carregamento a um máximo de 80% até que a situação seja averiguada, para minimizar o risco.
OpenAI cria benchmark AI MLE-bench
As novas gerações de modelos AI criaram todo um conjunto de dificuldades para se avaliar e comparar o seu desempenho, mas a OpenAI quer dar uma ajuda com a criação de um novo benchmark, o MLE-bench.O benchmark agrega 75 desafios de Machine Learning da plataforma Kaggle, que a OpenAI diz oferecerem um conjunto variado de cenários para testar as capacidades ML dos modelos AI. Como não será surpresa, a tabela por agora é liderada pelo o1-preview da própria OpenAI, já que não seria de esperar que fosse lançar um benchmark que desse a vitória a modelos AI de empresas concorrentes.
nubia Z70 Ultra com margens ultra-reduzidas
Para 2025 começam a ficar definidas as tendências. Para além do regresso da corrida aos smartphones mais finos possíveis, também temos nova corrida às margens de ecrã mais reduzidas; e não são só os fabricantes de primeira linha a fazê-lo.Um vídeo do futuro nubia Z70 Ultra revela um smartphone que terá margens ultra-reduzidas, que quase fazem recordar os tempos em que alguns fabricantes recorriam ao Photoshop para reduzir as margens nas imagens promocionais dos seus smartphones. Aparentemente este Z70 Ultra não terá furos ou notches (tal como o Z60 Ultra), faltando apenas saber se conseguirá ter as margens assim tão reduzidas em todos os lados, ou se terá um dos lados com margens mais volumosas.
Google com receitas completas nas pesquisas
A Google está a testar a apresentação de receitas completas directamente no resultado das pesquisas, evitando que os utilizadores tenham que visitar o site de destino.Como se pode imaginar, a medida é algo polémica, mas acaba por estar em linha com a nova vaga de resultados proporcionados pelos sistemas AI, e que podem fazer o mesmo tipo de coisa. Neste caso, a Google diz que só apresenta receitas oriundas de sites com os quais fez acordos para esta funcionalidade; mas facilmente se pode imaginar que seja o tipo de "acordo" para o qual os sites não têm real poder de dizerem "não" - sob pena de serem desvalorizados pela Google em relação a sites concorrentes que aceitem o acordo.
Curtas do dia
- Bluesky cria conta no Threads para tentar cativar utilizadores
- Conteúdos gerados por AI dão trabalho extra aos editores da Wikipedia
- FBI lançou criptomoeda para estudar esquemas de manipulação de valor
- Torneio de Wimbledon troca juízes de linha do ténis por sistema electrónico
Resumo da madrugada
- Produtos da Semana
- Intel revela CPUs Core Ultra 200S
- Tesla apresenta Robotaxi e Robovan
- Xbox vai vender jogos na app Android
- Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €39
- WhatsApp prepara temas visuais por conversas
- Erro no Outlook causa crashes e problemas de login
- Apple Intelligence resume "fim de namoro" via mensagens
- Pyramid Flow gera vídeo AI de forma eficiente - e open source
- Descontos CdkeySales de Outono com Windows e Office desde €11
Curiosidade do dia: O CPU Intel Pentium foi lançado em 1993 como sucessor do Intel 486. Trabalhava a uns velozes 66MHz e era feito num processo de 0.8µm (800nm) - para comparação, os mais recentes chips da Intel podem superar os 5GHz (5000MHz) e já existem no mercado chips que usam um processo de 3nm.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)