2024/10/18

Notícias do dia

Passwords do Portal das Finanças expostas na internet; Google Gemini com português de Portugal; Chrome para Android com leitura das páginas em background; Microsoft Flight Simulator 2024 pode gastar gigabytes por hora; Windows 11 24H2 vem com bugs no histórico do clipboard e disk cleanup; e o curioso caso do carregador Xiaomi problemático que enfrentei nas últimas semanas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Testes 6G atingem 938 Gb/s

Enquanto alguns já se vão mentalizando que têm maior velocidade de internet no seu telemóvel 5G do que na ligação fixa de casa, os testes para a próxima geração "6G" das redes móveis vão demonstrando que nos estamos a contentar com pouco. As próximas gerações irão rir-se quando lhes dissermos que os nossos smartphones tinham ligações de 100-200 Mbps à internet, ou que até podiam chegar aos 500-600 Mbps. Os testes feitos para o futuro 6G atingiram transferências de 938 Gb/s!

Para tal foi usada uma vasta gama de frequências, incluindo não só os 5 GHz como também as gamas mmWave até aos 150 GHz. Agora, é só deixar os departamentos de marketing dos operadores de telecomunicações darem asas à imaginação, para promoverem tudo o que se tornará possível quando estas tecnologias, eventualmente, chegarem ao mercado. Um potencial caso prático, é que finalmente aqueles jogos ou actualizações com mais de 100 GB poderão ser descarregados em menos de 1 segundo! :)


OpenAI lança app ChatGPT para Windows


Depois da app para Mac, a OpenAI começa a disponibilizar uma app ChatGPT para Windows. No entanto, por agora é aquilo que a empresa dizer ser ainda uma app de testes, e que por agora fica apenas disponível para os clientes ChatGPT Plus, Enterprise, Team, e Edu.

Depois de instalada, a app dá acesso rápido ao ChatGPT através da combinação de teclas ALT + SPACE, fazendo surgir uma janela para se interagir com o ChatGPT a par dos demais programas que se estiverem a usar.



App Store exige morada e telefone dos developers para a UE

Devido às exigências europeias do DSA (Digital Services Act), os developers que tiverem apps à venda na App Store terão que passar a disponibilizar uma morada, número de telefone, e email, que estarão visíveis publicamente.

Se isto não será problemático para as empresas, pode tornar-se numa grande dor de cabeça para pequenos developers, que podem ser obrigados a expor ao mundo a sua morada e o seu telefone pessoal. Isto não afecta os developers que disponibilizam apps gratuitas, apenas os que têm apps pagas com ou compras in-app. Fica também criada a oportunidade de negócio para serviços que disponibilizem "moradas" e "telefones" virtuais para developers.


Qualcomm cancela Snapdragon X Elite Dev Kit

A AMD e a Intel estão preocupadas com a ofensiva ARM nos PCs, mas o arranque da Qualcomm no sector não está a correr da melhor forma. A Qualcomm cancelou o Snapdragon X Elite Dev Kit, destinado aos developers, dizendo que o mesmo não tem o "nível de qualidade" esperado.

Embora não tenha dado detalhes, suspeita-se que isso se deva a um problema na parte da saída HDMI deste mini PC, que a Qualcomm tinha tentado contornar através do fornecimento de um adaptador USB-C-HDMI. De qualquer forma, entretanto também já estão no mercado máquinas com estes chips, embora encontrar um portátil com o mesmo Snapdragon X Elite e 32 GB de RAM vá ficar sempre mais caro do que os $900 que a Qualcomm estava a pedir pelo kit de desenvolvimento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Instagram foi criado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, focando-se na partilha de fotos depois de inicialmente acharem que era demasiado parecido com o Foursquare. Em 2012 era comprado pelo Facebook / Meta por mil milhões de dólares, valor que seria eclipsado dois anos mais tarde com a compra do WhatsApp por 19 mil milhões de dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)