2024/10/30

Notícias do dia

Foi um dia cheio para a Xiaomi, que apresentou o impressionante SU7 Ultra, HyperOS 2 com AI; Pad 7 e Pad 7 Pro, Smart Band 9 Pro e Watch S4, e Xiaomi 15 e 15 Pro; a Apple também apresentou o Mac mini M4; e a Microsoft melhorou o sistema de actualizações do Windows.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

X promete Community Notes mais rápidas

O X (eterno Twitter) remodelou o sistema Community Notes para que possa apresentar informação relevante de forma mais rápida. Segundo a plataforma, estas notas podem agora começar a surgir 20 minutos após uma publicação ter sido feita.

As Community Notes são apontamentos adicionais, escritos e votados pelos utilizadores, que servem para dar contexto adicional aos tweets, como indicar que uma notícia é falsa ou enganadora. No entanto, este sistema tem-se também tornado num campo de guerra nos bastidores, com muitas publicações mais polémicas (por exemplo, sobre os candidatos presidenciais nos EUA) a darem origem a uma imensidão de notas a favor / contra, dependendo das opiniões de cada um, e onde algumas delas atacam directamente notas com as quais não concordem.


Google já usa 25% de código gerado por AI

O CEO da Google, Sundar Pichai, diz que, actualmente, mais de 25% do código de programação usado na Google é gerado por modelos AI.

Claro que isto é feito pela vertente dos modelos AI serem ferramentas de assistência à programação, com este código a ser devidamente analisado e validado por humanos antes de ser aplicado. A notícia não será propriamente novidade para todos os programadores que já experimentaram ferramentas AI de assistência à programação, e que podem agilizar consideravelmente a sua tarefa. Mas, pelo menos por agora, não precisam ter receio de se tornarem obsoletos, pois ainda continua a ser necessária a supervisão humana para assegurar que as coisas realmente funcionam como se pretende.


Modelo Red Panda supera Dall-E 3

Há um novo modelo AI que apareceu "do nada" e está a dar que falar. O red_panda é um modelo de geração de imagens, e que aparentemente consegue superar modelos como o Midjourney, Flux, e até o Dall-E 3 da OpenAI. Ainda por cima, supostamente demora apenas 7 segundos a gerar uma imagem, o que é cerca de cem vezes mais rápido do que o Dall-E 3.

A parte misteriosa é que não se sabe que empresa o criou, o que pode significar que se tenha uma nova startup AI a entrar no sector em breve. Mas, por agora, será melhor aplicar uma boa dose de cautela, até que o modelo seja disponibilizado publicamente e posto à prova, para ver se realmente é tão bom como promete ser.


One UI 7 mostra a sua fluidez


A próxima actualização One Ui 7 promete ser a mais fluida de sempre, e alguns vídeos parecem comprová-lo.

Tendo em conta o hardware actual, há muito que já não existe qualquer desculpa técnica para que tal não aconteça, a não ser o mero desleixo dos fabricantes em não optimizar o software para os seus equipamentos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Swype começou a ganhar popularidade em 2008, apresentando uma forma de escrever em que bastava desenhar um traço contínuo sobre as teclas de um teclado virtual. Foi criado pelo inventor do sistema T9, e apesar de ter sido descontinuado em 2018, muitos dos teclados virtuais actuais acabaram por implementar métodos idênticos.

1 comentário:

  1. "The model takes a median of around 7 seconds to generate an image — roughly two times faster than OpenAI’s DALL-E 3."

    ResponderEliminar