A Microsoft continua a repetir os erros do passado, agora com nova publicidade em ecrã completo no Windows 10 a incentivar a compra de novo PC com Windows 11.
Embora o fim do suporte do Windows 10 só chegue em Outubro de 2025, a Microsoft já deu início a novas campanhas intrusivas para tentar convencer os utilizadores a mudar para um novo computador com Windows 11. Vários utilizadores do Windows 10 começaram a ver avisos em ecrã completo a promover PCs com Windows 11 ou os "Copilot Plus PCs", que são apresentados como sendo a melhor opção possível para o Windows 11, com links para páginas promocionais.
Sem qualquer surpresa, a MS não dedica igual atenção a quem pretende manter o Windows 10 após 2025, não fazendo qualquer referência ao plano de actualizações prolongadas (ESU), que pela primeira vez ficará disponível para os utilizadores domésticos (por $30 por um ano de suporte extra; e até 3 anos, com custo crescente, para empresas).
O que é triste é ver a história a repetir-se, pois a MS já recorreu a técnicas intrusivas idênticas para incentivar os utilizadores a mudarem do Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10 - e deveria ter ficado claro que os utilizadores não apreciam que o "seu" computador tenha este tipo de comportamento inesperado e indesejado (quando muito, poderia apresentar uma notificação mais subtil - e mesmo assim devia dar opção para nunca mais ver esse tipo de coisa).
Relembre-se que desta vez a transição é complicada pelo facto da MS ter abandonado o suporte (oficial) para hardware mais antigo, fazendo com que muitos computadores, perfeitamente funcionais com o Windows 10, não possam fazer a actualização para o Windows 11 (a não ser que recorram a alguns malabarismos não oficiais, e ficando sujeitos a problemas com actualizações futuras). Um pequeno "detalhe" que pode fazer com que muitos utilizadores com Windows 10 ainda apreciem menos esta publicidade de ecrã completo a recomendar a compra de um novo PC.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tenho um PC com 5 anos, e não é suportado pelo Windows 11, i7 6800k, x99 chipset, 32 Gb Ram
ResponderEliminarNa altura era um PC acima da media..
Hardware perfeitamente capaz de correr Windows 11 mas Microsoft quer hardware novo para correr Windows 11 é incompreensível..