2024/11/24

Polícia tailandesa apanha carrinha que enviou milhões de SMS fraudulentos

As autoridades tailandesas apanharam uma carrinha com um SMS blaster, utilizada para enviar um milhão de SMS de phishing.

A carrinha estava equipada com um dispositivo SMS blaster com um alcance de três quilómetros. Durante três dias, foram enviadas cerca de um milhão de mensagens aos residentes da área, a uma média de 100 mil SMS por hora.

As mensagens fraudulentas diziam: "Os seus 9.268 pontos estão prestes a expirar! Apresse-se e resgate o seu prémio agora" incluindo um link que imitava a Advanced Info Service (AIS), a maior operadora móvel da Tailândia. Ao clicar no link, as vítimas eram redirecionadas para um site falso que recolhia dados de cartão de crédito, que eram usados para transaçções fraudulentas no estrangeiro.
A AIS ajudou a localizar o dispositivo, embora não tenha revelado detalhes sobre o método utilizado para evitar que outros criminosos adaptem as suas estratégias. Foi detido um cidadão chinês de 35 anos, que conduzia a carrinha, havendo pelo menos mais dois membros que continuam a ser procurados.

Apesar de a consciencialização pública sobre phishing estar a aumentar, esquemas deste tipo continuam a ser lucrativos devido ao elevado volume de mensagens e ao alcance em áreas densamente povoadas (Banguecoque tem mais de 11 milhões de habitantes).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)