2024/11/18

Problemas nos telefonemas da Vodafone para a DIGI

Muitos novos clientes da Digi estão a notar problemas nos telefonemas oriundos da Vodafone.

A chegada da DIGI a Portugal veio trazer uma necessária dose saudável de concorrência, com tarifários que têm obrigado os demais operadores nacionais a mexerem-se. Mas o início de operações da DIGI tem também sofrido algumas condicionantes.

Enquanto no serviço de fibra não tenha havido muito a apontar (existe o facto de não se ter um IP público, mas que não afectará a grande maioria dos clientes para uso típico da internet) com as velocidades a cumprirem o 1 Gbps de download e upload prometido, no serviço móvel as coisas têm estado mais complicadas. A Digi, actualmente, ainda não consegue acompanhar as velocidades "5G" dos três grandes operadores, fornecendo velocidades que estarão ao nível do 4G. É algo que certamente a empresa irá melhorar à medida que vai activando mais antenas (e isso é algo que tem continuado a acontecer diariamente), e que poderá dar um salto qualitativo quando puder aproveitar as frequências da Nowo.

Mas, tem existido outro problema que é mais intrigante: os telefonemas iniciado da Vodafone para a DIGI têm sofrido de notórios problemas de qualidade, com falhas que por vezes praticamente inviabilizam a conversa. Falhas essas que não ocorrem com telefonemas iniciados de outras operadoras, nem tão pouco quando a chamada é feita em sentido contrário, da DIGI para a Vodafone.
Ao estilo do que acontece com muitas outras áreas da tecnologia, também nas comunicações móveis existe um complexo labirinto de sistemas que por vezes podem originar incompatibilidades, e resta esperar que este seja apenas um desses casos, que rapidamente possa ser corrigido pelas operadoras envolvidas - e que não haja necessidade de se chegar a um ponto em que tenha que ser alvo de investigação por parte da entidade reguladora.

Quanto a coisas que a Digi poderá fazer do seu lado, seria conveniente que activasse as chamadas VoLTE, para permitir que se continuasse a ter acesso aos dados durante os telefonemas. De resto, há que relembrar que, até ao final do ano, qualquer interessado pode facilmente pedir um cartão Digi e experimentar sem qualquer compromisso, e depois entrar em 2025 com uma decisão devidamente informada e testada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)