2024/08/02

Digi compra Nowo por €150M

A Digi Portugal comprou a Cabonitel, detentora da Nowo, por 150 milhões de euros.

Num verdadeiro "twist" de última hora, a Digi conseguiu comprar a Nowo, podendo, por este meio, ter acesso aos canais de TV que a Media Capital estava a recusar disponibilizar à Digi.

A Nowo tinha vários interessados. A Vodafone tentou comprá-la mas o negócio foi chumbado pela Autoridade da Concorrência, e tudo parecia estar decidido para que o novo comprador fosse a Media Capital. Mas, talvez em jeito de vingança empresarial, a Digi conseguiu intrometer-se e acabar por ser ela a comprar a Nowo. A Digi terá aceitado pagar 150 milhões de euros pela empresa, valor idêntico ao que a Vodafone estaria disposta a pagar, e que seria substancialmente superior ao valor oferecido pela Media Capital.

Com esta compra, a Digi fica com o quarto maior operador de telecomunicações móveis em Portugal, e com ainda maior gama de frequências 5G para os seus serviços móveis, juntando as frequências que já detinha com as que pertencem à Nowo. O negócio também assegurar, pelo menos por agora, o acesso aos canais da TVI e CNN Portugal que a Media Capital estava a bloquear à Digi. E, quando os actuais acordos entre a Media Capital e Nowo tiverem que ser renovados, veremos se a Media Capital quer arriscar abandonar o quarto maior operador nacional (neste momento a Nowo tem cerca de 270 mil clientes móveis e 130 mil clientes de serviço fixo) que terá crescido ainda mais, espera-se, com as ofertas competitivas da Digi.

Só falta mesmo que a Digi inicie o serviço e revele os seus tarifários, sendo que por agora tem estado a disponibilizar serviço experimental aos beta testers.

1 comentário: