2024/08/02

Intel dá 2 anos de garantia adicional aos CPUs problemáticos

A Intel vai prolongar a garantia dos seus CPUs problemáticos, com dois anos extra.

Depois de ter recusado fazer um processo de recolha voluntário nos seus CPUs problemáticos, a Intel espera apaziguar os seus clientes com o prolongamento da garantia.

Os clientes com CPUs afectados pela falha que os pode danificar e resultar em crashes frequentes, instabilidade do sistema, ou total incapacidade de arrancar o sistema, terão dois anos de garantia adicional. No entanto, isto apenas afecta quem tiver comprado CPUs Intel directamente, em caixa, fazendo a garantia passar de três para cinco anos; nos casos de computadores com CPU Intel pré-instalado, os clientes terão que contactar a marca do PC ou vendedor.

Esta falha dos CPUs Intel começou por se fazer notar de forma mais frequente nos CPUs topo de gama como os Core i9-13900K e Core i9-14900K, mas na verdade pode afectar qualquer CPU Intel de 13ª ou 14ª geração com potências de 65 W ou superior, pelo que pode afectar até chips mais modestos como um Core i5-13400. O problema é que a falha ia degradando o CPU de forma variável dependendo do processamento, o que faz com que se torne complicado diferenciar entre crashes que possam ser causados por software, e crashes causados pela degradação do CPU - pelo menos até que estas falhas se tornem tão frequentes e evidentes que não deixem margem para dúvidas.

De notar que, apesar da Intel prometer uma actualização que corrige o problema para Agosto, a mesma apenas irá evitar que novos CPUs sejam danificados dessa altura em diante, nada fazendo para recuperar ou corrigir os CPUs já no mercado que estiverem danificados.


Actualização: A Intel vai expandir a garantia a todos os CPUs afectados, tenham sido eles comprados em caixa ou já vindo pré-instalados num computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)