2024/07/23

Intel descobre causa da falha nos CPUs Raptor Lake

A Intel diz ter descoberto a origem das falhas excessivas nos CPUs Raptor Lake e promete uma actualização em Agosto.

Depois de estarem a aumentar as acusações de que a Intel tem estado a vender CPUs defeituosos, a Intel diz ter descoberto - finalmente - o motivo que tem levado às falhas dos seus CPUs Raptor Lake, e admitindo que afinal sempre houve problemas de fabrico.

A Intel diz que a falha se deve a um bug no microcódigo do CPU que faz o chip utilizar uma tensão demasiado elevada, e que será corrigido numa actualização que disponibilizará em Agosto. Assumindo-se que isso resolverá o problema, há no entanto vários aspectos que continuarão a dar que falar: para começar, a Intel admitiu que as primeiras séries destes CPU tinha um defeito de fabrico devido a oxidação, mas assegura que não é algo que esteja relacionado com as falhas que se têm feito sentir; o segundo aspecto - mais crítico - é que esta correcção poderá proteger os CPUs que ainda não manifestaram falhas, mas pode não resolver a situação nos CPU que têm estado a falhar e que podem ter já sofrido danos físicos irrecuperáveis.

Embora não tenha ficado claro, espera-se que a Intel proceda à substituição de todos os CPUs danificados ou que continuam a ter funcionamento instável depois da actualização aplicada. Será também curioso ver se, depois da redução da tensão, os CPUs continuarão a ter o mesmo nível de desempenho que tinham, ou se isso se irá reflectir em desempenho reduzido. Por tudo isto, este caso ainda irá dar que falar durante bastante tempo.


Actualização: Afinal a Intel parece estar reticente na substituição dos CPUs, dizendo que não efectuará um procedimento de recolha dos mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)