Muito antes do acesso à internet se ter tornado comum, a TIMEX Portugal criou a rede TENET que permitia usar o ZX Spectrum, ou os clones Timex, em rede.
A TENET (Timex Educational NETwork) foi concebida para ser usada em escolas, consistindo numa computador "Master" principal (com disquetes e impressora), e podendo ser ligado a até um máximo de 24 computadores. O computador principal podia controlar remotamente esses computadores, carregando programas ou apresentando mensagens, sendo que também era possível aos terminais enviarem mensagens entre eles ou requisitar o acesso ao drive ou impressora.
Esta rede foi recriada recentemente por uma equipa de voluntários do Museu LOAD ZX Spectrum (Hugo Pinto, Álvaro Lopes, Paula Silva e João Encarnado), que não só a conseguiur colocar num estado funcional para demonstração, como também contou com a presença dos antigos engenheiros da TIMEX Portugal que conceberam esta tecnologia em 1986, e David Karlin, antigo director na Sinclair Research. Ficamos também a saber que esta tecnologia esteve quase a ser vendida para a China, o que poderia ter ditado um desfecho diferente para a TIMEX Portugal, cujo negócio de computadores acabou por colapsar.
Fiquem com este incrível pedaço de história tecnológica de Portugal, repleto de curiosidades no documentário que se segue:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"imnpressora", "equiva". 2 pequenos erros ortográficos no texto. ;)
ResponderEliminarCorrigido.
EliminarO meu avô paterno quando me via em jovem a usar um spetrum não o clone dizia que eu iria andar por aí a "brincar" com computadores, teria ele 94 ou 95 anos. Nostalgia
ResponderEliminar