2024/11/19

Windows 365 Link é mini-PC para correr Windows da Cloud

A Microsoft revelou o Windows 365 Link, um mini PC compacto criado especificamente para o serviço Windows 365, que corre um Windows 11 fornecido através da cloud.

O Windows 365 Link recupera o conceito "thin client", sendo uma máquina compacta e sem ventoinha, que arranca em segundos, retoma sessões instantaneamente e utiliza um sistema operativo leve focado exclusivamente em aceder, a PCs cloud do Windows 365. Segundo a Microsoft, é um sistema "super protegido" com segurança semelhante à das consolas Xbox, permitindo apenas aplicações assinadas e que funcionam em ambientes isoladas (sandboxes). O Link inclui WiFi 6E, Bluetooth 5.3, portas USB-A e USB-C, HDMI e DisplayPort, sendo primariamente orientado para ambientes empresariais.
A Microsoft destaca o Link como ideal para espaços de trabalho partilhados e empresas já integradas no Windows 365. O sistema simplifica a complexidade da gestão de IT, integrando-se facilmente com ferramentas como o Microsoft Intune. Apesar de marcas como HP e Dell oferecerem thin clients semelhantes por preços competitivos, a Microsoft aposta na segurança, simplicidade e "desempenho", como os principais elementos diferenciadores do Link.


Até poderia ser uma solução interessante para as empresas, mas para thin client de acesso à cloud, e estando associado aos custos e subscrições que as empresas terão que pagar por isso, chega ao mercado com um preço que me parece excessivamente inflacionado de $349 (até admira a MS não ter aproveitado a oportunidade para o colocar a $365).

Há muito que se sabe que a MS quer transformar o Windows num sistema operativo "por subscrição", e este Link, ou um seu sucessor, poderia ser um passo importante nesse sentido. Para tal, só teria que o disponibilizar a um preço "imbatível" que nem deixasse margens para dúvida quanto ao factor custo/benefício face aos (muitos) pontos fracos de ser uma máquina dependente de uma ligação à internet e serviço da MS na cloud.

1 comentário:

  1. Para o uso destes computadores, por exemplo estarem numa recepção ou num escritório, já se arranjam máquinas bastante competentes na mesma gama de preços desta, e sem ser preciso pagar subscrições do Windows 365.

    ResponderEliminar