Uma falha na app da Zipcar deixou os clientes incapazes de desbloquear, trancar ou devolver os seus veículos alugados, resultando na cobrança de taxas injustas, e até na perda de voos e exames.
A empresa, que depende quase exclusivamente da app para as suas operações de aluguer de veículos, atribuiu o problema a um aumento de tráfego causado pela promoção Black Friday. O incidente revelou vulnerabilidades no sistema usado pela Zipcar, que tem grande dependência no funcionamento e uso da sua app.
Muitos clientes passaram horas ao frio a tentar contactar o suporte da empresa, frequentemente recebendo respostas pouco úteis. Um cliente viu ser-lhe aplicada uma taxa de atraso de $100 na entrega do carro, por não a conseguir fazer, e apesar do suporte lhe ter garantido que esse valor não seria cobrado. Noutro caso, um cliente ficou com o passaporte trancado dentro de um veículo sem hipótese de o poder recolher, levando à perda de um voo e de um exame final. Este episódio realça os riscos de confiar exclusivamente em aplicações para serviços essenciais.
Antigamente, a Zipcar fornecia cartões físicos "Zipcards" e frequentemente incluía chaves dentro dos carros como solução alternativa. Contudo, estas opções têm vindo a desaparecer, deixando os utilizadores totalmente dependentes do funcionamento (ou não funcionamento) da app. Embora esta abordagem possa reduzir custos para a empresa, a falha mostrou como a ausência de soluções híbridas pode causar problemas em cadeia.
Este não é o único exemplo da dependência no uso de apps e de uma ligação à internet, coisas que por vezes podem não estar acessíveis ou funcionar como previsto; devendo esses casos estar contemplados para o caso destas eventualidades, por muito raras que sejam.
Apesar de a Zipcar afirmar que apenas a habitual "pequena percentagem" de clientes foi afectada, sem dúvida que todos esses clientes irão olhar de forma bem diferente para este, e outros serviços idênticos, no futuro. Este caso sublinha a importância de manter soluções híbridas que combinem a conveniência das aplicações com métodos tradicionais, garantindo que os clientes não fiquem desamparados quando a tecnologia falha. À medida que as empresas apostam em estratégias baseadas em apps, é crucial manter alternativas físicas para evitar situações semelhantes no futuro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)