2024/12/10

Google revela novo chip quântico Willow

A Google apresentou o seu novo chip quântico Willow, que diz poder resolver problemas em 5 minutos que demorariam uma eternidade num super-computador tradicional.

Os processadores quânticos continuam a ser uma área bastante exótica da computação, tal como acontece na física, pois nem sempre é fácil equiparar as formas de processamento tradicionais com as do processamento quântico. Algo que, só por si, já gera suficiente polémica entre os diversos especialistas.

Onde parece haver consenso é que o verdadeiro avanço do Willow está na redução da taxa de erros ao adicionar mais qubits. Os qubits são notoriamente instáveis, com tendência a erros, especialmente em sistemas maiores. Segundo a Google, Willow é o primeiro chip a alcançar taxas de erro abaixo de um limite crítico, sinalizando progresso rumo a computadores quânticos práticos. Apesar do avanço, a Google admite que a tecnologia ainda não está pronta para enfrentar desafios do dia-a-dia.



Com tal potência e capacidade, obviamente que não faltaram pessoas a dizer que este chip poderia "crackar" os complexos cálculos usados por criptomoedas como as Bitcoins. No entanto, ainda estamos longe de atingir esse ponto. Os especialistas estimam que para tal seria necessário um computador quântico com 13 milhões de qubits, para crackar as Bitcoins num período de 24 horas - em contraste, mesmo este avançado Willow tem apenas 105 qubits.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)