A OpenAI lançou oficialmente o Sora , o seu modelo de geração de vídeos AI, que tem direito a site dedicado em sora.com.
Tal como se fazia prever, o processamento intensivo faz com que, por agora, o Sora só fique disponível para as modalidades pagas da OpenAI, com os subscritores Plus ($20/mês) podem criar até 50 vídeos por mês, enquanto subscritores Pro ($200/mês) têm acesso a resoluções superiores e vídeos mais longos - existindo um confuso sistema de "créditos" que faz com que o custo de cada vídeo dependa da resolução, duração e complexidade. Além da qualidade visual acrescida e promessa de maior consistência, o Sora também tem modo "storyboard" que já vai antevendo a possibilidade de se usar o Sora para a criação de sequências mais complexas (esperando-se que mantenha a consistência de personagens e objectos entre diferentes cenas).
This is wild.
— Min Choi (@minchoi) December 9, 2024
OpenAI just dropped Sora, their state-of-the-art AI video model.
The video quality looks insane.
100% AI, these are not real.
1. 80s Japan Harajuku fashion street pic.twitter.com/Q8xXIbdP4z
Não será surpresa que, numa primeira fase, o Sora seja usando em campos mais experimentais, como os vídeos musicais:
Infelizmente, a OpenAI, optou por não disponibilizar o Sora na UE - certamente por motivos técnicos (tem tido dificuldade em lidar com a adesão de novos utilizadores) e políticos (para pressionar a UE a repensar a sua legislação sobre AI) - dizendo que tem que se assegurar que cumpre com todas as exigências e regulamentos. Mas deixa também a "ameaça" em suspenso de que poderá haver países que nunca venham a ter acesso ao Sora.
Como sempre, a parte negativa de não se ter acesso ao Sora faz automaticamente com que existam outras partes positivas: a ausência do Sora na UE irá inevitavelmente fazer com que os cidadãos europeus recorram a alternativas que sejam disponibilizadas na Europa, e tendo em conta o crescente número de modelos open-source que existem e previsivelmente irão multiplicar-se ao longo dos próximos meses, não deverá haverá falta de opções.
Empresas enormes com um budgets (ou investimentos) enormes que não lançam produtos na europa devido ao GDPR deviam levar multa em cima. “Ah estás a fazer chantagem connosco? Toma lá uma multa para aprenderes”
ResponderEliminarÉ ridículo, e a Apple a mesma coisa com o Apple Intelligence.