2024/12/10

OpenAI lança Sora - mas UE fica de fora

Após quase um ano de espera, a OpenAI lança finalmente o Sora, o seu impressionante modelo AI de geração de vídeo - mas a UE fica de fora, até "data a anunciar".

A OpenAI lançou oficialmente o Sora , o seu modelo de geração de vídeos AI, que tem direito a site dedicado em sora.com.

Tal como se fazia prever, o processamento intensivo faz com que, por agora, o Sora só fique disponível para as modalidades pagas da OpenAI, com os subscritores Plus ($20/mês) podem criar até 50 vídeos por mês, enquanto subscritores Pro ($200/mês) têm acesso a resoluções superiores e vídeos mais longos - existindo um confuso sistema de "créditos" que faz com que o custo de cada vídeo dependa da resolução, duração e complexidade. Além da qualidade visual acrescida e promessa de maior consistência, o Sora também tem modo "storyboard" que já vai antevendo a possibilidade de se usar o Sora para a criação de sequências mais complexas (esperando-se que mantenha a consistência de personagens e objectos entre diferentes cenas).


Não será surpresa que, numa primeira fase, o Sora seja usando em campos mais experimentais, como os vídeos musicais:


Infelizmente, a OpenAI, optou por não disponibilizar o Sora na UE - certamente por motivos técnicos (tem tido dificuldade em lidar com a adesão de novos utilizadores) e políticos (para pressionar a UE a repensar a sua legislação sobre AI) - dizendo que tem que se assegurar que cumpre com todas as exigências e regulamentos. Mas deixa também a "ameaça" em suspenso de que poderá haver países que nunca venham a ter acesso ao Sora.

Como sempre, a parte negativa de não se ter acesso ao Sora faz automaticamente com que existam outras partes positivas: a ausência do Sora na UE irá inevitavelmente fazer com que os cidadãos europeus recorram a alternativas que sejam disponibilizadas na Europa, e tendo em conta o crescente número de modelos open-source que existem e previsivelmente irão multiplicar-se ao longo dos próximos meses, não deverá haverá falta de opções.

1 comentário:

  1. Empresas enormes com um budgets (ou investimentos) enormes que não lançam produtos na europa devido ao GDPR deviam levar multa em cima. “Ah estás a fazer chantagem connosco? Toma lá uma multa para aprenderes”

    É ridículo, e a Apple a mesma coisa com o Apple Intelligence.

    ResponderEliminar