O Harmony OS Next marca o afastamento da Huawei do Android com o fim da compatibilidade com apps nativas, mas deixa uma porta aberta para poder continuar a correr apps Android via o "Easy Abroad".
O próximo Harmony OS Next da Huawei promete uma mudança significativa ao deixar de suportar nativamente apps Android. No entanto, uma nova ferramenta chamada Easy Abroad (出境易) permite que os utilizadores continuem a usar apps Android populares, como o Gmail, Spotify e Google Maps, que parecem ser executadas num ambiente virtualizado e isolado.
O Harmony OS Next inclui apps essenciais e está a trabalhar na adaptação de 4.000 das aplicações mais populares na China para a plataforma. Contudo, conquistar utilizadores fora do mercado chinês pode ser mais complicado, já que os programadores internacionais podem hesitar em adaptar as suas apps. Com o Easy Abroad, os utilizadores não precisam de esperar. A ferramenta cria um ambiente virtual para apps Android, permitindo o acesso a uma loja de aplicações dedicada. Os primeiros testes indicam que o sistema funciona bastante bem, com as apps a até ficarem integradas no menu de apps recentes, embora com algumas limitações.
O Easy Abroad utiliza o microG em vez do Google Play Services, o que afecta funcionalidades como DRM e verificações de Play Integrity. Apps como a Netflix ficam limitadas a qualidade SD, e as notificações só aparecem quando a app está aberta. Além disso, apenas apps Android aprovadas podem ser instaladas, e estas não têm acesso direto aos ficheiros do Harmony OS Next. Apesar destas condicionantes, as apps parecem funcionar de forma totalmente funcional e sem degradação de desempenho perceptível.
O fim do suporte das apps Android era algo que poderia penalizar (ainda mais) a Huawei fora da China, onde já é penalizada por estar impossibilitada de dar acesso à Play Store e serviços da Google. Com este Easy Abroad, pelo menos fica com uma via alternativa para quem continuar a preferir ter um smartphone Huawei e ainda assim poder continuar a usar as apps Android mais populares que não estejam disponíveis na App Gallery.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)