2024/12/10

Itch.io perde domínio por causa de queixa da Funko

A plataforma de jogos independentes Itch.io ficou temporariamente inacessível após ver o seu domínio bloqueado por culpa de um relatório de phishing.

A Itch.io atribuiu a culpa à empresa de coleccionáveis Funko, mais concretamente ao facto de utilizar um software de protecção de marca com tecnologia AI chamado Brand Shield, que apresentou um relatório de phishing sobre uma das suas páginas.

O serviço de registo do domínio, iwantmyname, aparentemente agiu através de sistemas automáticos e desactivou o domínio da Itch.io na totalidade. A plataforma de jogos teve de aguardar várias horas por intervenção manual para restaurar o acesso. Apesar do URL contestado ter sido removido, a interrupção prejudicou os utilizadores e levanta questões sobre os riscos de ferramentas automatizadas de moderação excessiva.
O CEO da Brand Shield afirmou que a sua ferramenta apenas solicitou a remoção de um URL específico e não do domínio inteiro, atirando a culpa do sucedido para a empresa responsável pelo registo do domínio.

Independentemente de quem tiver razão neste caso, é certo e sabido que existe um peso completamente desproporcional nestas questões a favor dos "queixosos", com a desculpa dos "direitos de autor" a ser um trunfo que poucos ousam pôr em causa, atirando sempre a penalização para quem tem que se defender de todos os casos errados e injustos - que neste caso resultou em horas de um site inacessível, mas noutros casos pode resultar em contas bloqueadas e outras situações que podem demorar significativamente mais tempo a serem rectificadas, e que em certos casos acabam por nem ser rectificadas.

No mínimo, deveria ser aplicada uma regra de responsabilidade recíproca: se os utilizadores são penalizados por violarem direitos de autor, os queixosos também deveriam ser responsabilizados por todos os pedidos falsos que fizerem, incluindo pagar as devidas indemnizações pelos prejuízos causados. Talvez assim tivessem um pouco mais de cuidado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)