2024/12/01

Kodak reforça produção de película

Num aparente contra-senso tecnológico, a Kodak dá por si a ter que aumentar a produção de película fotográfica para fotos e filmes.

A Kodak suspendeu temporariamente a produção de película, mas por bons motivos. A icónica empresa precisa de modernizar a sua fábrica em Rochester (Nova Iorque) para aumentar a produção e lidar com a crescente procura de película para fotografia e cinema. Uma suspensão que foi acautelada pelo aumento de produção antes da fase de remodelação, para reforçar os stocks de modo a não causar transtornos aos seus clientes.

Esta modernização faz parte da estratégia da Kodak para aproveitar o renascimento da fotografia analógica. Entre 2015 e 2019, a empresa mais do que duplicou a produção de película fotográfica e continua a registar crescente interesse de profissionais e amadores, incluindo a geração Z. Este público tem vindo a adoptar a fotografia analógica pela sua estética única e o processo deliberado de composição e configuração. O que de certa forma replica o aumento de outros formatos "vintage", como os discos de vinil.
Com realizadores como Christopher Nolan a usar filmes especiais da Kodak em projectos como Oppenheimer, a empresa reforça o seu compromisso com a indústria cinematográfica. Apesar de ter perdido o estatuto que deteve durante décadas, de marca imediatamente reconhecida (e venerada por muitos) a nível mundial, como o seu próprio CEO, Jim Continenza, diz: "Enquanto houver procura, continuaremos a fabricar película".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)