A Microsoft tem promovido que os seus PCs Copilot+ equipados com processadores Snapdragon são "os PC Windows mais rápidos e inteligentes de sempre", mas isso está longe de ser verdade.
Já estamos habituados a ser forçados a interepretar as afirmações nas campanhas de marketing com uma boa dose de "tolerância", mas por vezes há situações em que não há qualquer latitude criativa para aceitar afirmações que são completamente irrealistas e erradas. Uma dessas publicações no X (Twitter) tenta fazer passar a ideia de que os PCs Copilot+ com chips Snapdragon são os PC mais rápidos de sempre, mas sendo "corrigido" pelas Community Notes, que esclarecem que os processadores Snapdragon têm "significativamente menos poder de computação" que os CPUs topo de gama da Intel e AMD, além de não suportarem alguns jogos e de, mesmo as prometidas funcionalidades AI (que por agora só ficarão disponíveis nestes chips), ainda não terem sido lançadas.
Embora alguns fabricantes tenham estimativas que os PCs com chips ARM, como os Copilot+, possam atingir 50% do mercado de PCs Windows nos próximos cinco anos, os números actuais indicam uma realidade bem diferente, com os computadores Snapdragon X Elite a representarem menos de 1% das vendas.
Os processadores Snapdragon têm efectivamente algumas vantagens, a nível de eficiência energética, oferecendo um bom desempenho face ao consumo. Mas a Intel e AMD não têm estado paradas nesse campo e também têm feito avanços a nível dos chips destinados aos portáteis, sem serem penalizados pelas questões de apps que tenham que ser emuladas por só existirem para chips x86 tradicionais - principalmente no caso de jogos.
De qualquer forma, e mesmo sendo uma comparação injusta - por se compararem chips que gastam algumas dezenas de watts, com outros que podem gastar 200 watts ou mais - não se pode dizer que os PCs Snapdragon são os "PC mais rápidos de sempre" como a MS tem feito.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)