2024/12/04

Notícias do dia

Os misteriosos nomes interditos no ChatGPT; Samsung prepara óculos XR para 2025; router OpenWrt One open-source já disponível; EUA limitam chips à China e China bloqueia metais raros aos EUA; World Labs transforma imagens 2D em mundos 3D interactivos; e dados do Strava revelam localização de presidentes.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um rato vertical Trust.

Óculos Xreal One e One Pro com tracking espacial

A Xreal apresentou os seus óculos One e One Pro, que pela primeira vez não se limitam a ser um "ecrã" colado aos olhos, mas podem simular um ecrã fixo no espaço independente do movimento da cabeça do utilizador.

Dito isto, a sua principal função continua a ser a de criar um ecrã virtual à frente do utilizador, e não verdadeiros óculos de realidade virtual ou realidade aumentada. O resultado é o equivalente a ter um ecrã Full HD 1080p de 70" (campo de visão de 52°) a dois metros de distância, com o modelo Pro a expandir-se para o equivalente a 70" (57°). Os preços são de $499 e $599 respectivamente.


OpenAI promete 12 novidades nos próximos 12 dias

A OpenAI está a prometer um mes de Dezembro para os fãs das tecnologias AI, anunciando que irá apresentar 12 novidades ao longo dos próximos 12 dias.

Espera-se que entre as novidades esteja o lançamento oficial do Sora, que teve recentemente um lançamento inesperado em protesto por parte dos beta-testers que se sentiram explorados pela OpenAI. Veremos o que sai dali, e dos demais onze dias.


ChatGPT já tem mais de 300M de utilizadores semanais

Mesmo sem as novidade prometidas para este Natal, as coisas parecem estar a correr bem para a OpenAI, com Sam Altman a revelar que o ChatGPT já conta com mais de 300 milhões de utilizadores todas as semanas - um salto significativo face aos 200 milhões que tinha em Agosto.

As perspectivas para 2025 também parecem animadoras, pois a Apple vai integrar o ChatGPT directamente no iOS 18.2, com acesso via Siri, o que tornará o assistente AI da OpenAI ainda mais acessível a milhões de utilizadores.


Investigador de desinformação usou artigos "inventados" por AI em processo

Num caso curioso, um especialista de desinformação admitiu ter preparado a sua documentação para um caso de tribunal - a propósito do uso de desinformação para influenciar eleições - usando o ChatGPT. A questão é que ele próprio acabou por contribuir para "desinformar", uma vez que o ChatGPT lhe fez o desfavor de "alucinar" algumas das supostas fontes de informação mencionadas.

Apesar disso, ele diz que o documento mantém-se válido, e que foi inteiramente redigido por ele, apesar de ter usado o assistente AI para estruturar o documento. Uma desculpa / justificação que imagino que se venha a tornar cada vez mais popular, em múltiplas áreas, até mesmo no caso de alunos a explicarem algumas coisas "estranhas" que apareçam nos trabalhos de casa da escola.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora a Cherry tenha sido fundada em 1953, as populares teclas Cherry MX só foram criadas na década de 80, mantendo a sua reputação de teclas de excelente qualidade até aos dias de hoje, actualmente contando com mais de uma dezena de variantes com diferentes estilos de actuação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)