A World Labs mostrou o seu sistema que permite transformar imagens 2D estáticas em mundos 3D que se podem explorar.
Já vimos exemplos de ferramentas que conseguem inferir informação 3D de imagens 2D e permitem reposicionar ligeiramente a câmara, mas o sistema da World Labs vai bem além disso, transformando uma simples imagem num complexo e detalhado mundo 3D que pode ser explorado.
Adicionalmente, não se trata de gerar apenas um vídeo, mas sim uma cena 3D pelo qual cada pessoa pode visitar e mover-se da forma que entender.
Obviamente, continuam a existir limites quando à "distância" que podemos percorrer para nos afastar do ponto inicial, e temos que aceitar a "imaginação AI" para preencher todas as partes que não seriam visíveis na imagem original. Mas não é por isso que os resultados deixam de ser impressionantes.This started as a single image… @theworldlabs is doing something pretty incredible
— Nick St. Pierre (@nickfloats) December 2, 2024
Image to 3D worldpic.twitter.com/O57YkpmfWP
Não será difícil imaginar que, daqui por mais uns anos, a evolução deste tipo de tecnologia nos permita criar filmes imersivos 3D (serão necessários caso os óculos VR/XR venham a ter sucesso), jogos, e tudo o mais, através de um simples pedido a um assistente AI e fornecendo-lhe algumas imagens de referência (também elas geradas por AI).
Actualização: afinal não é preciso esperar anos, a Google já está a fazer isto com o seu novo Genie 2 da DeepMind.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)