2025/01/24

Bing esconde link do Chrome - promove o Microsoft Edge

A Microsoft volta a recorrer a tácticas infelizes para impedir que os utilizadores mudem para o Google Chrome.

Depois de recentemente ter sido apanhada a imitar os resultados da Google para tentar manter os utilizadores, a mais recente actualização do Bing passa a esconder o link de download do Chrome.

Quando os utilizadores pesquisam por Chrome no Bing sem estarem ligados à sua conta Microsoft, são recebidos com um grande banner a promover o Microsoft Edge. O banner diz que "Não há necessidade de transferir um novo browser” e incentiva os utilizadores a ficarem com o Edge para uma "experiência web rápida, segura e moderna". Quem quiser descarregar o Chrome terá que clicar num botão "ver mais" para ter acesso, e a isso soma-se um efeito de desfocagem nos resultados que também direcciona o olhar dos utilizadores para o banner a promover o Edge. Embora os utilizadores mais experientes possam ignorar tudo isto e aceder ao Chrome, para outros utilizadores isto poderá ser suficiente para que se mantenham nos produtos da Microsoft.
Adicionalmente, o mesmo tipo de coisa está a ser feito por quem pesquisar por Google no Bing. Embora já não tenha o descaramento de tentar imitar o aspecto dos resultados da Google, os links para o motor de pesquisa da Google ficam também escondidos atrás de um botão "ver mais", podendo causar a ideia de que os resultados da Google "não funcionam" ou "não prestam".

Sem dúvida que deve ser desmotivador ter um browser ou motor de pesquisa que, como a MS bem saberá devido a toda a telemetria que recolhe dos utilizadores, seja principalmente utilizados para descarregar um browser de uma empresa concorrente. Mas, não me parece que seja a recorrer a tácticas como estas que irá ganhar a simpatia dos utilizadores ou conquistar a sua confiança - muito pelo contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)