2025/01/06

Bosch Battery Lock quer acabar com roubo de baterias em eBikes - mas obriga a subscrição

A Bosch apresentou o Battery Lock para e-bikes com os seus sistemas de condução inteligentes, que visa impedir o uso de baterias roubadas, mas que fica dependente de se ter uma subscrição.

Com lançamento previsto para o Verão de 2025, o Bosch Battery Lock bloqueia automaticamente a bateria quando a bicicleta é desligada. Se inserida noutra e-bike com sistema Bosch, a bateria roubada desactiva o motor, inutilizando a bicicleta e a própria bateria para os ladrões.

Tendo em conta que o roubo de baterias se tem tornado num problema crescente em mercados onde as bicicletas eléctricas se têm popularizado, e que se está a falar de algo que pode obrigar a gastar entre 300 a 1000 euros para substituir a bateria e reparar os estragos feitos, é algo que a maioria dos clientes apreciará. O Battery Lock também suporta chaves digitais através da aplicação Bosch Flow e dos ecrãs Kiox, permitindo aos proprietários partilhar baterias com segurança. A ideia é que, percebendo que as baterias roubadas não têm valor de revenda, os ladrões desistam deste tipo de crime.
O problema é que estas boas intenções da Bosch podem ser completamente inviabilizadas pelo facto da empresa associar o Battery Lock à sua subscrição paga Flow Plus, que custa 40€ por ano (após o primeiro ano gratuito). Embora muitos possam achar que o valor justifica o risco, o facto de haver clientes que não irão aderir à subscrição faz com que as baterias continuem a ser um alvo para os ladrões, derrotando por completo o propósito de criar a "imagem" de que não justifica roubar estas baterias.

Embora coisas como o tracking de localização por GPS façam sentido em ser disponibilizadas via modelo de subscrição, um sistema anti-roubo de baterias deveria ser algo disponibilizado sem custos extra, para que tivesse impacto real a nível de desincentivar o roubo das mesmas. Esperemos que a Bosch possa reconsiderar esta sua postura até ao lançamento do serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)