2025/01/10

Tesla lança novo Model Y na China

A Tesla entra em 2025 com o lançamento do muito aguardado Model Y renovado, que começa a ser entregue em Março na China.

Já se sabia que o novo Model Y iria chegar este ano, e os avistamentos dos testes já fazia antever que isso acontecesse a qualquer momento. Talvez potenciado pela redução nas vendas, a Tesla não fez os fãs aguardar mais, revelando oficialmente o novo Model Y na China.
Começando pela parte positiva, depois das fotos algo desincentivadoras dos modelos de teste, as fotos oficiais do novo Model Y parecem mostrar um modelo que afinal não é assim tão "feio" quanto se temia, e que mais facilmente poderá agradar aos clientes depois de um pequeno período de adaptação. Tal como o modelo anterior, chega em variantes com um motor (tracção traseira) e dual motor (tracção integral), com preços de 32 mil euros e 37 mil euros respectivamente (na China), sofrendo um agravemento de cerca de 1500 euros face à geração anterior.
O modelo single motor vem com bateria de 62.5 kWh e autonomia anunciada CLTC range de 593 km (+39 km que o anterior), com motor de 220 kW e aceleração de 0-100 km/h em 5.3 segundos. O dual motor long range vem com batgeria de 78.4 kWh, autonomia de 719 km, e potência combinada de 331 kW, acelerando até aos 100 km/h em 4.3 segundos. Ambos têm velocidade máxima limitada a 201 km/h, com o modelo base a suportar carregamentos de 170 kW e o long range a suportar carregamentos de 250 kW - a Tesla diz que bastam 15 minutos para ganhar 250 km de autonomia. O novo Model Y de 2025 tem 4.797 mm de comprimento, 1.920 mm de largura, 1.624 mm de altura, e distância entre eixos de 2.890 mm. O modelo de tração traseira pesa 1.921 kg e o long range 1.992 kg.

As alterações de design passam por uma frente e traseira com barra de luz a toda a largura, mas há também um interior com aspectos melhorados, em jeito de evolução face às alterações que já tinham sido aplicadas na remodelação do Model 3, com novo sistema de som, acabamentos de melhor qualidade, bancos traseiros rebatíveis electricamente, ecrã para os bancos traseiros, câmara frontal (como a estreada no Cybertruck), e Hardware 4.0 (AI4) para o Autopilot / FSD. Também de salientar a cedência da Tesla face à pressão dos clientes: o Model Y vem com haste para os piscas, em vez de insisistir na polémica opção de remover todas as hastes e passar todos os controlos para botões no volante.
Por agora a Tesla só anunciou o início das encomendas e entregas na China, e que também ficarão disponíveis na Nova Zelândia e Singapura. Não há ainda datas para o início da comercialização do novo Model Y na Europa, mas é algo que a Tesla não poderá adiar por demasiado tempo, sabendo que muitos potenciais clientes irão optar por aguardar pela chegada deste novo modelo.

Com o actual Model Y a custar 45 mil euros e 52 mil euros em Portugal para estas versões, podemos imaginar que o novo modelo também poderá ir para os 46 e 53 mil euros respectivamente. É de esperar que, uns meses mais tarde, também surja o Model Y Performance, com o mesmo tipo de melhorias que foram aplicadas no Model 3, como suspensão adaptativa e bancos desportivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)