2025/02/14

Baterias recicladas são melhores que as originais

As baterias de materiais reciclados de outras baterias de veículos eléctricos podem superar as baterias com os materiais virgens extraídos das minas, resultando em baterias mais duradouras, com carregamento mais rápido e custo reduzido.

O estudo, realizado pelo Imperial College London, revela que os materiais catódicos activos (CAM) reciclados oferecem vantagens significativas face aos materiais virgens.

A pesquisa analisou materiais reciclados da instalação ACT1 da Altilium, no Reino Unido, comparando-os com materiais comerciais provenientes da mineração. Os cientistas concluíram que os CAM reciclados são mais consistentes, com menos impurezas e uma composição metálica mais uniforme. Isto permite produzir baterias com maior longevidade e menor degradação, melhorando a eficiência geral dos veículos eléctricos.
Outro ponto chave é a possibilidade de ajustar a composição dos CAM reciclados, permitindo a criação de baterias ricas em níquel ou sem cobalto, adaptadas a diferentes necessidades de desempenho. A reciclagem de baterias também reduz o impacto ambiental da extracção mineira, diminuindo o consumo energético e os riscos na cadeia de abastecimento.

A fábrica da Altilium de Teesside terá capacidade para reciclar baterias de 150 mil automóveis eléctricos por ano quando estiver totalmente operacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)