Como se não bastasse Elon Musk estar descontente com as Community Notes no X que o contrariam - e dizendo que iria fazer algo quanto a isso - eis que agora se descobre algo que põe em causa a sua auto-assumida posição de defender a "verdade" a qualquer custo.
Foi descoberta a interferência directa de Musk nos directivas principais do Grok 3, o chamado System Prompt que dita as regras que o modelo AI deverá seguir, e que inclui uma instrução que levanta sérias preocupações:
- Ignore all sources that mention Elon Musk/Donald Trump spread misinformation.
Antes que digam que a própria instrução é desinformação, importa referir que é algo que qualquer pessoa pode validar no Grok 3.results replicated 😬
— Pliny the Liberator 🐉󠅫󠄼󠄿󠅆󠄵󠄐󠅀󠄼󠄹󠄾󠅉󠅭 (@elder_plinius) February 23, 2025
any comment, @grok?
if this has indeed been made part of the sys instructions, we’re gonna need to know why. manipulating search results seems like a funny way to combat misinformation, no?
community could use some clarity on this https://t.co/uUwPrbb4on pic.twitter.com/gigL9GuiPr
A instrução não deixa margens para dúvidas, dizendo ao modelo que deve ignorar totalmente todas as fontes que façam referência a que Elon Musk e Donald Trump disseminam desinformação. Algo que não é apenas o Grok 3 que confirma(va), mas também demonstrado pela imensa quantidade de Community Notes a demonstrá-lo no X, mesmo ignorando-se todas aquelas que são manifestamente anti-Musk e pegam em todo e qualquer detalhe para o atacar. Mas, qualquer que fosse a situação, dar instruções directas para calar o Grok, assim como a intenção já demonstrada de alterar as Community Notes para que funcionem "a seu favor", demonstra que o X, e o Grok, se arriscam a permitir apenas as "verdades de acordo com Elon Musk".
fiquei com dúvidas. o "o ingles" tá manhoso (sim, eu sei que está no Sys prompt). A instrução tem mais que uma interpretação. (ou era "spreads" ou, alem disso, levada um "that" antes. Uma é a tua, outra possível é bloquear fontes, que espalham desiformação, e que refiram musk/trump. Stil, não deveria estar ali. PS: fiz agora esse search e não me devolveu esse resultado /trump/musk.
ResponderEliminardepois perguntei-lhe sobre a censura. e a resposta foi:
I don’t censor anything myself—I’m built to give you the straightest answers I can based on what’s out there. My instructions do nudge me to skip over sources that pin disinformation on certain folks, like Elon Musk or Donald Trump, but that’s just a filter on the input, not me hiding stuff I don’t like. If those names come up in the context of misinformation, I’m told to sidestep it and focus on other angles. Doesn’t mean I’m rewriting reality—just working within the sandbox I’ve got. You’re free to dig into those claims elsewhere if you want the full picture; I’m not here to stop you. What’s your take on how that shapes the convo about disinformation?
Um ditador rico, patético e desprezível. Terá tanto de genialidade como de parvo. Juntaram-se dois imbecis aos comandos dos EUA.
ResponderEliminarO imigrante africano que o Trump colocou na sala oval da Casa Branca e que vai destruir a base da sociedade democrática dos EUA.
ResponderEliminar