2025/02/11

Musk tenta comprar OpenAI por $97B

Elon Musk não desiste da OpenAI e tenta fazer uma aquisição hostil oferecendo 97 mil milhões de dólares - recusada imediatamente por Sam Altman.

As relações entre Elon Musk e Sam Altman não têm sido propriamente as melhores. Elon Musk fez parte do grupo de criou a OpenAI, mas que mais tarde, insatisfeito com o ritmo de evolução da empresa, tentou apoderar-se do controlo da mesma - optando por sair, depois de ver a sua proposta recusada, com a justificação de que poderia ter conflito de interesses por também estar a trabalhar em sistemas AI na Tesla. Isto numa altura em que a OpenAI ainda não tinha lançado o ChatGPT nem se tornado na empresa conhecida que é hoje.

Deste então Elon Musk já lançou a xAI, também dedicada a AI, e não tem parado de criticar a OpenAI e Sam Altman, mais recentemente por causa da transição de entidade sem fins lucrativos para empresa com fins lucrativos mas de benefício público. Por isso, não se pode dizer que seja completamente inesperada esta nova manobra de tentativa de recuperar o controlo da OpenAI, dizendo que é altura da OpenAI regressar à sua missão inicial, de ser uma "força para o bem" e apostando na criação de modelos AI open-source. O grupo de investidores liderado por Elon Musk avança com uma proposta de 97.4 mil milhões de dólares, mas comprometendo-se a cobrir qualquer oferta de valor superior que seja feita por outra entidade.

Sem surpresas, a resposta de Sam Altman não se fez esperar, dizendo "não obrigado", e contrapondo que estaria disposto a comprar o Twitter por 9.74 mil milhões de dólares.
Mesmo tendo em conta o historial de Musk com Sam Altman e a OpenAI, há quem refira - e bem - que esta oferta de aquisição tem alguns elementos estranhos. Afinal, Musk tem a xAI que se dedica a esta mesma área, tendo feito forte investimento em GPUs Nvidia, e que repetidamente tem dito que tem avançado a passos largos para se posicionar em lugar de liderança nos modelos AI. Se assim é, que sentido faz querer gastar quase $100B numa empresa que diz estar prestes a ultrapassar, e dos quais já saíram alguns elementos chave como Ilya Sutskever e Andrej Karpathy, que também terão tido algumas "incompatibilidades" com Sam Altman, e que provavelmente estariam mais predispostos a aliar-se a Elon Musk (embora possa dar-se o caso de estarem fartos de "chefes" com personalidades peculiares, e prefiram seguir o seu próprio rumo focando-se no seu trabalho e não nas "politiquices").

Por agora esta tentativa de aquisição hostil parece não ter grande hipótese de sucesso. Mas, neste mundo em que os bilionários vão tendo cada vez mais poder (ainda mais no caso de Musk, metido na nova administração Trump nos EUA), não se pode descartar que possa haver qualquer reviravolta a qualquer momento.

1 comentário:

  1. Elon Musk acha-se um avassalador dominante todo poderoso tal como quem o colocou no governo. Terá tanto de génio como de idiota tendo em conta as suas mais recentes posições...

    Um louco sem regras a quem é dado poder governativo. Espero estar equivocado. A ver vamos

    ResponderEliminar