Apple lança iPhone 16e com modem C1; Tado considera subscrição pelo acesso à app; OnePlus Watch 3 vem com erro "Meda in China"; Oukitel WP100 Titan vem com bateria de 33000mAh; Nvidia acelera simulações de personagens virtuais; e Rabbit mostra agente AI que pode controlar apps Android.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.
iPhones 17 terão chip WiFi da Apple
Na sequência do lançamento do iPhone 16e que estreia o primeiro modem C1 5G da Apple, para a próxima geração dos iPhone 17 também o WiFi deverá passar a estar dependente do um chip próprio.Se com o C1 a Apple se livra da dependência da Qualcomm, com o recurso a um chip WiFi próprio a Apple também reduz a dependência da Broadcom. E, tendo controlo total sobre os chips de comunicações wireless, fica com as portas abertas para tirar partido privilegiado de funcionalidades adicionais em termos de transferências e interoperação entre os seus próprios dispositivos, criando diferenciação face às capacidades WiFi standard. Esperemos é que isso não descambe para um futuro em que os dispositivos Apple tenham um WiFi Apple que só funciona entre produtos Apple, e penalizem o uso do WiFi standard - um pouco como fizeram com o iMessage e toda a demora na adopção do RCS.
Perplexity lança "DeepSeek R1 1776" livre de censura chinesa
A Perplexity anunciou o lançamento do modelo AI open-source "R1 1776", que na prática é uma versão do DeepSeek R1 sem a censura e propaganda chinesa.O DeepSeek R1 tem dado bastante que falar, pelas suas capacidades e por ser (parcialmente) open-source, mas também sendo criticado pelo facto de sucumbir à censura chinesa. Foram muitas as demonstrações de questões sensíveis que o modelo começa a responder, para logo de seguida reconsiderar e remover toda a resposta dizendo que não é adequado falar disso. Nesta versão R1 1776, os utilizadores não terão que se preocupar com isso - mas poderão ficar sensibilizados para pensar em como todos os modelos AI podem sofrer de tendências para todas as muitas dimensões da sociedade, a nível político, ético, educativo, etc. etc.
Amazon ganha controlo do 007
Se têm estranhado a ausência de filmes do célebre agente 007 nos últimos anos, isso deve-se a um conflito sobre o controlo do personagem, entre os produtores "antigos" e a Amazon - após ter comprado a MGM em 2021. Mas, finalmente, as partes interessadas parecem ter chegado a entendimento, dando a luz verde para que sejam feitas novos filmes do 007.Considerando-se o (bom) trabalho que a Amazon tem feito, com coisas com as séries Lord of the Rings, Reacher, e outras. É também de imaginar que este desimpedimento possa dar origem a novas séries inspiradas no universo "James Bond".
Spotify facilita audiobooks com voz AI
O Spotify facilitou a disponibilização de audiobooks com voz AI, desde que usem a narração AI da ElevenLabs.Até agora o Spotify já permitia audiobooks com narração AI, mas sendo algo que só estava disponível para "parceiros seleccionados" e ficando sujeito a diversas restrições e controlo adicional. Com este anúncio, o Spotify quer agilizar e facilitar o lançamento de audiobooks com narração AI, o que significa que considera que as vozes AI da ElevenLabs já estão num patamar suficiente para dispensar os requisitos anteriores.
Curtas do dia
- Nvidia Signs auxilia aprendizagem de língua gestual
- Twitch também vai aplicar limite máximo de 100h para os vídeos
- OpenAI diz já ter 400M de utilizadores europeus - mais 33% que os 300M em Dezembro
- Publicidade da Google permite tracking excessivo - contra as regras da própria Google
Resumo da madrugada
- Tablet gráfico Huion HS611 a €67
- Apple lança iPhone 16e com modem C1
- Android Automotive ganha 70 novas apps
- Tado considera subscrição pelo acesso à app
- OnePlus Watch 3 vem com erro "Meda in China"
- Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €20
- Oukitel WP100 Titan vem com bateria de 33000mAh
- Rabbit mostra agente AI que pode controlar apps
- Nvidia acelera simulações de personagens virtuais
- WinRAR 7.10 com Dark Mode e privacidade dos metadados
Curiosidade do dia: Os primeiros computadores comercializados com formato tablet foram os Z88 da Cambridge Research e o Write-Top da Linus Technologies, ambos lançados em 1987. Este último pesava 4 kg, o que serve como exemplo perfeito para a evolução que se teve desde então.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)