Quem quiser apanhar uma das novas Nvidia RTX 5090 e RTX 5080 arrisca-se a ter que esperar meses, ou pagar preços super-inflacionados.
Apesar dos preços elevados de lançamento - $2000 para a RTX 5090 e $1200 para a RTX 5080 - o maior problema de quem quiser comprar uma será mesmo encontrá-las. Estas novas placas gráficas esgotaram de forma praticamente instantânea assim que foram lançadas, mas por motivos que podem ser facilmente explicados.
Para começar, e não se sabendo ainda se terá sido por efectivos constrangimentos de produção ou de forma propositada para criar maior desejo, a Nvidia fez o lançamento com um número bastante reduzido de unidades, que desde logo iria complicar a vida a quem quisesse comprar uma nesta fase. A isso juntaram-se os habituais "especialistas" da compra e revenda rápida a preços inflacionados, quem tem sido um fenómeno recorrente em produtos desejados com volume de lançamento limitado (como já vimos recentemente com a PS5). Estas pessoas usam sistemas de compra automático que apanham estes produtos assim que ficam disponíveis nas lojas online, não dando hipótese para quem estiver a fazer o processo de forma manual. De seguida, colocam as placas à venda, a preço superior, lucrando à custa daqueles que querem estas placas "a qualquer preço".
As Nvidia RTX 5090 e RTX 5080 têm tido bons resultados mas não estão isentas de críticas, já que a maioria das suas melhorias se deve ao uso do DLSS 4 que usa técnicas AI para melhorar a resolução e o framerate. Em termos de potência efectiva sem "truques", os ganhos são modestos face à geração anterior; e há também quem considere que a Nvidia está a abusar dos consumidores por lançar uma placa de $1200 que vem com apenas 16 GB de VRAM. Como sempre, cada um tem a opção de demonstrar o seu descontentamento optando por uma placa com GPU de outra marca.
ridículos os preços pedidos no olx... elas já são muito caras ..
ResponderEliminar