A nova geração RTX 50 da Nvidia estreia o novo sistema de geração DLSS 4, que promete melhorar o frame rate até 8x.
Há vários anos que os fabricantes de GPUs, como a Nvidia, AMD, e até a Intel, têm recorrido a "batotas" para manter as melhorias de desempenho que os jogadores desejam. Inicialmente isso começou por ser feito com tecnologias de redimensionamento, permitindo gerar imagens em resolução inferior que depois eram aumentadas para resolução superior, e posteriormente evoluindo para a geração de frames intermédias. Tudo isso é aplicado, de forma mais evoluída, no novo DLSS 4 que acompanha as Nvidia RTX 50xx.
O canal Digital Foundry já fez uma análise inicial ao DLSS 4, revelando o tipo de benefícios que se pode esperar dele, mas parecendo ficar desde já assegurado que isto é o tipo de coisa que só será totalmente explorado por quem possuir um monitor de 240 Hz ou superior.
Este tipo de tecnologia continuará a gerar polémica, pois muitos puristas consideram que as placas gráficas acabam por só estar a gerar cerca de 10-20% de píxeis reais em cada frame, e tudo o resto está a ser "inventado" pelos sistemas de melhoria de imagem. A grande questão é saber até que ponto é que a maioria dos jogadores se importará com isso, desde que o resultado seja um jogo que mantenha uma qualidade de imagem à altura das expectativas, e com framerate acima do desejado - da mesma forma que hoje em dia (quase) ninguém se importa de ouvir música MP3 comprimida, apesar de ter qualidade inferior à do áudio original.
2025/01/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar