2025/01/07

Nvidia DLSS 4 só fica disponível nos GPUs RTX 50xx

A acompanhar os novos GPUs RTX 50xx, a Nvidia apresentou a nova geração DLSS 4 que promete melhorar a qualidade e multiplicar o framerate por 8x.

A Nvidia anunciou o DLSS 4, o mais recente avanço na sua tecnologia de rendering com AI, estreado nos novos GPUs da série RTX 50. A principal novidade é o Multi Frame Generation, capaz de gerar até três frames adicionais por cada frame calculado tradicionalmente, multiplicando o frame rate até 8X. Segundo a Nvidia, este avanço torna possível jogar em 4K a 240fps com ray tracing completo.

O DLSS 4 recorre a modelos de AI baseados em transformers, semelhantes aos utilizados em ferramentas como o ChatGPT e Gemini. Estes modelos são mais rápidos, utilizam 30% menos VRAM e prometem visuais melhorados, com menos ghosting e frames mais estáveis. As melhorias abrangem funcionalidades como Ray Reconstruction, Super Resolution e DLAA em todos as GPUs RTX, enquanto 75 jogos e aplicações, incluindo Alan Wake 2 e Cyberpunk 2077, terão suporte ao Multi Frame Generation no lançamento.

Além do DLSS 4, a Nvidia revelou o Reflex 2 com Frame Warp, projetado para reduzir a latência até 75%. Esta tecnologia ajusta dinamicamente a posição da câmara em tempo real, processando as alterações imediatamente antes da exibição. Testes iniciais com The Finals mostram uma redução de latência de 27ms para 14ms. O Reflex 2 será lançado inicialmente nas GPUs RTX 50 e expandido para outras placas RTX posteriormente.



Para jogos mais antigos com suporte DLSS, a Nvidia lançou nopvas opções DLSS Override nos seus drivers, permitindo activar o Multi Frame Generation mesmo em jogos que ainda não tenham recebido actualizações para essa funcionalidade, permitindo desfrutar das melhorias desde logo. Mas, importa relembrar que o DLSS 4 e as suas vantagens só ficam disponíveis nos GPUs da geração RTX 50xx.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)