2025/04/11

Notícias do dia

One UI 7 chega finalmente à Europa; ChatGPT ganha memória contínua; Civilization VII em VR nos Quest 3/3S; OnePlus relança Watch 3 agora sem erro "meda in China"; Chrome para Android ganha ecrã total; e WhatsApp apresenta novidades para as conversas, telefonemas e canais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Apple promete Siri melhorada para o Outono

Com a Siri AI a ter-se tornado em mais um embaraçoso incidente ao estilo do que aconteceu no lançamento do Apple Maps, a Apple promete começar a por as coisas em ordem no final deste ano.

Ainda não será a Siri AI que se aguarda, capaz de enfrentar os modelos AI do momento como o ChatGPT e Gemini, mas sim a versão intermédia de capacidades melhoradas e que deveriam ter sido lançadas "agora". Entretanto, também se vão conhecendo detalhes das zangas internas da Apple que terão levado a todo o atraso nos avanços da Siri, e na preparação para enfrentar a nova era AI de uma forma global.


China aumenta tarifas dos EUA para os 125%

Em resposta a novo aumento das tarifas dos EUA, que começaram nos 10% e foram sucessivamente aumentadas por Donald Trump até chegarem (neste momento) a 145%, a China volta a subir as tarifas em resposta, desta vez para 125% - e com a indicação de que não irá aumentá-las mais, mesmo que Donald Trump volte a fazer novo aumento.

Isto porque, segundo o Ministério das Finanças da China, a taxa de 125% já é suficientemente penalizadora para desincentivar a compra de produtos dos EUA, sendo indiferente se aumentasse para valores ainda maiores. Ainda assim, a China deixa o aviso de que terá outras formas de retaliar contra novos aumentos das tarifas por parte dos EUA. Recentemente já disse que iria reduzir a quantidade de filmes norte-americanos autorizados a serem exibidos nas salas de cinema (para pânico dos estúdios de Hollywood), e haverá muitas ourtas formas com que poderá fazer sentir o seu imenso poder comercial sobre as empresas norte-americanas.


Número de Teslas usados à venda dispara em Março

O efeito "Elon Musk" também se faz sentir nos EUA, com um aumento substancial no número de Teslas colocados à venda no mercado de usado. Em Março houve uma média de mais de 13 mil Teslas à venda, representando um aumento de 67% face ao mesmo período no ano anterior.

Para os fãs da marca, o fenómeno pode ser atribuído ao lançamento do novo Model Y, que poderá servir de explicação para que muitos actuais clientes vendam os seus Teslas para comprar o novo modelo. Mas, essa potencial explicação depressa poderá ser comprovada ou desmentida, com base no volume de vendas do novo Model Y nos próximos meses. No primeiro trimestre a Tesla registou uma quebra nas vendas, tanto nos EUA como no resto do mundo - com o novo Model Y a também poder servir de explicação.


Tesla lança Cybertruck RWD mais básico

A Tesla lançou uma nova variante do Cybertruck, só com tracção traseira e equipamento mais básico.

Este Cybertruck RWD perde a suspensão pneumática com ajuste de altura, vem sem a barra luminosa traseira, faróis frontais simplificados, sem ecrã para a fila traseira, sem filtro HEPA, sem cobertura da caixa de carga (tem uma cobertura flexível em opção por $750), bancos em tecido sem aquecimento ou ventilação, sistema de som simplificado (7 altofalantes em de 15), jantes de 18", sem bloqueio de diferencial, e sem calhas de fixação. Um modelo que se poderia dizer ser mais indicado para quem quer uma pickup para "trabalho", mas que peca por manter um preço que se mantém nos 70 mil dólares ($69.990) e continua a ser considerado demasiado elevado.

Este novo modelo também parece vir dar razão a todos os críticos da Tesla que dizem que o Cybertruck tem sido um "desastre", apesar da insistência de Elon Musk que o Cybertruck tem tido vendas excelentes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A patente que marca a génese dos automóveis foi pedida em Janeiro de 1886 por Carl Benz, para um "veículo movido por um motor de combustão interna". Em Julho do mesmo ano era anunciado o primeiro modelo resultante da patente, que curiosamente tinha apenas três rodas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)