2025/05/18

Cientistas transformam chumbo em ouro no LHC

O sonho de transformar chumbo em ouro tornou-se realidade, e tudo o que é preciso é fazer colidir átomos à velocidade da luz.

Os cientistas conseguiram finalmente realizar o sonho antigo dos alquimistas: transformar chumbo em ouro. No LHC (Large Hadron Collider), investigadores conseguiram esta transmutação não através de colisões directas, mas por um novo processo que envolve interações de "quase contacto" entre núcleos atómicos.

Quando átomos de chumbo passam muito próximos a velocidades próximas da luz, geram campos electromagnéticos tão fortes que provocam rajadas de fotões. Estas interações fazem com que os núcleos dos átomos vibrem e libertem partículas como neutrões e protões.
Neste caso, os átomos de chumbo perderam três protões, transformando-se assim em átomos de ouro. A quantidade de ouro foi mínima e durou pouco tempo, mas é uma demonstração impressionante de transmutação nuclear graças à física moderna.

Apesar de não ter valor comercial, esta descoberta ajuda a compreender melhor as forças fundamentais da natureza. É um exemplo curioso de como a ciência consegue dar vida a antigos mitos - mesmo que apenas por um fugaz instante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)