Depois da capacidade de reescrever blocos de texto, a MS acrescenta ao Notepad a capacidade de gerar textos inteiramente novos via AI.
Há poucos anos, o Bloco de Notas do Windows era quase uma relíquia, com raras actualizações e cingindo-se às funcionalidades básicas. Mas mais recentemente tem recebido uma série de novas funcionalidades, incluindo inteligência artificial capaz de resumir, reescrever e até gerar texto de raiz com base nos pedidos dos utilizadores. A nova função chama-se "Write" e junta-se às já conhecidas "Rewrite" e "Summarize".
Para usar estas funcionalidades, os utilizadores precisam de ter login feito na sua conta Microsoft e usar os créditos AI disponibilizados. Quem tem uma conta gratuita recebe 15 créditos por mês; os subscritores do Microsoft 365 (versões Personal ou Family) recebem 60 créditos mensais. A Microsoft lembra que estas ferramentas podem ser desactivadas nas definições da app e não estão disponíveis para contas locais.
O Bloco de Notas não é o único a receber nocidades. A aplicação Paint também está a ser renovada com novas ferramentas AI, como um gerador de autocolantes e uma função "smart select" que ajuda a isolar e editar elementos específicos de uma imagem. Já o Snipping Tool (Ferramenta de Recorte) ganha uma pipeta de cor e um modo de captura automática, que tenta recortar janelas e elementos no ecrã com maior precisão - mas esta última função só funciona em PCs Copilot+ com processadores recentes, como os Snapdragon, Intel Core Ultra ou AMD Ryzen AI.
Estas novidades estão a ser disponibilizadas gradualmente para os utilizadores do programa Windows Insider nos canais Canary e Dev. Algumas destas inovações poderão nunca chegar ao público geral, mas muitas deverão ser lançadas oficialmente nos próximos meses.
2025/05/26
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)