A Microsoft quer finalmente promover um sistema de gestão integrado de actualizações para todo o software instalado no Windows.
A Microsoft está a trabalhar numa nova plataforma que pode tornar muito mais simples actualizar apps no Windows. Trata-se de um sistema de gestão de actualizações, construído sobre o Windows Update, que promete gerir não só as actualizações do sistema operativo, mas também de aplicações, drivers e outros componentes, tudo num só sítio.
Este novo sistema unificado está em fase de testes privados e destina-se a developers e equipas de TI. As apps podem ser integradas através de APIs WinRT ou comandos PowerShell, permitindo que o sistema detecte e agende actualizações de forma inteligente. O processo tem em conta o uso do CPU, da rede, e a actividade do utilizador para evitar interrupções ou lentidão. Uma das grandes vantagens é que os developers deixam de precisar de criar soluções próprias para gerir updates. O sistema trata de tudo: desde reinícios necessários até reagendamentos em caso de falhas. Além disso, centraliza as notificações e o histórico de actualizações, tal como já acontece com as actualizações do Windows, facilitando a vida aos utilizadores.
Uma das coisas que historicamente mais me irrita no Windows é a de que praticamente todas as apps e programas acrescentavam os seus próprios processos adicionais de "verificador de actualizações" ao sistema, fazendo com que seja comum num computador haver uma dúzia desses processos activos. É certo que isso não é culpa do sistema - já era possível optar por soluções eficientes, desde usar o agendamento de tarefas do sistema, ou fazer a verificação de actualizações ao abrir o programa - pelo que, na prática, receio que tudo irá continuar na mesma: os developers que nunca se preocuparam em fazer a gestão de actualizações de forma eficiente não deverão mudar de atitude só porque existe um novo sistema para tal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Nao era suposto ser a loja de apps a tratar dos updates?
ResponderEliminar