Os transístores estão na base de todo o mundo electrónico que temos actualmente mas, o que são, e como funcionam?
Estamos habituados a ouvir que os chips actuais, que temos no interior dos computadores, smartphones, e tudo o mais, podem ter milhares de milhões de transístores, e a maioria das pessoas aceita isso sem ter a verdadeira compreensão do que são ou do que fazem. Torna-se até um pouco desolador descobrir que, na sua essência, os transístores são apenas pequenos interruptores - mas que revelam que, quando se começam a multiplicar, as suas capacidades são praticamente ilimitadas.
O primeiro CPU, o Intel 4004 lançado em 1971, tinha 2300 transístores e podia funcionar a uma frequência de 750 kHz. Actualmente, temos chips com milhares de milhões de transístores a funcionar a vários GHz.
A combinação de transístores permite criar os elementos lógicos básicos que servem de blocos fundamentais para o funcionamento dos dispositivos que tanto apreciamos, como o AND, OR, XOR, etc. E a combinação desses blocos vai permitindo aumentar progressivamente as capacidades do que se pode fazer, ao ponto de termos milhões destes pequenos elementos a trabalhar milhões de vezes por segundo para cumprir as ordens dadas pelos programas que são executados.
2025/06/22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
aprecio muito esse canal, como programador interesso me muito neste tipo de conteúdos, é uma lavagem ao cérebro, entender este tipo de conteúdo..
ResponderEliminar