O próximo chip topo de gama Snapdragon 8 Elite 2 poderá marcar a entrada na era 5GHz+ para os chips em smartphones.
A Qualcomm está a testar o próximo Snapdragon 8 Elite 2 com velocidades que ultrapassam os 5GHz. Por agora isto estará a ser feito apenas como parte dos testes de validação de design, sendo que a decisão final dependerá do equilíbrio entre desempenho, aquecimento, e eficiência energética.
Mesmo assim, será inevitável que o novo chip seja mais rápido do que o seu antecessor. O Snapdragon 8 Elite actual atinge uma velocidade máxima de 4.47 GHz na sua versão mais potente, valor que é o mais alto registado num dispositivo móvel. A nova geração poderá ultrapassar essa marca, contando com uma arquitectura melhorada, incluindo núcleos Oryon de segunda geração, que prometem 25% mais desempenho, e GPU Adreno 840 com mais cache e até 30% mais rápido. A Qualcomm, ao apostar em frequências mais elevadas, está a seguir um caminho diferente do da ARM, que prefere melhorar a eficiência através de maiores ganhos por ciclo (IPC) em vez de aumentar os GHz. Para comparação, o novo Dimensity 9500 da MediaTek funciona a "apenas" 3.23 GHz, enquanto o Exynos 2500 da Samsung chega aos 3.3 GHz.
Os primeiros testes nos benchmarks indicam resultados de mais de 4.000 pontos em desempenho single-core e mais de 11.000 em multi-core, um salto significativo face à geração anterior (3.1000 e 9.000 pontos). A apresentação oficial do Snapdragon 8 Elite 2 deverá acontecer já em Setembro, durante o Snapdragon Summit, revelando o chip que irá dominar os smartphones e tablets Android topo de gama em 2026.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Infelizmente os avanços das baterias não acompanham os avanços de performance de processamento
ResponderEliminar