2025/07/11

Grok 4 usa as opiniões de Elon Musk para responder a temas polémicos

O mais recente Grok 4 parece ter instruções para seguir as opiniões de Elon Musk quando tem que lidar com tópicos controversos.

O novo modelo de inteligência artificial da xAI Grok 4 saltou para a liderança dos modelos AI mas agora foi descoberto um comportamento curioso. O modelo parece recorrer às publicações do próprio Elon Musk como fonte de referência quando responde a perguntas sensíveis. Durante o lançamento oficial, Musk afirmou que o objectivo era criar uma AI que levava a "busca da verdade" ao máximo, mas testes recentes mostram que Grok 4 tende a alinhar-se com as opiniões pessoais do seu fundador em temas como a imigração, aborto, ou o conflito Israel-Palestina.

Segundo testes realizados, o Grok 4 admite no seu processo interno de raciocínio estar a "procurar opiniões de Elon Musk" na rede social X. Esta estratégia pode ser uma forma de combater o que Musk considera ser uma AI "politicamente correta em excesso", uma crítica que já dirigiu ao modelo anteriormente - tendo recentemente dado origem a uma versão que dava respostas bastante polémicas.
Apesar de tentar apresentar múltiplas perspectivas em temas delicados, Grok 4 acaba por inclinar-se para posições semelhantes às de Musk. Isto levanta dúvidas sobre o real compromisso do sistema com a "imparcialidade e a verdade objectiva". A situação torna-se ainda mais complexa pela ausência de transparência da xAI, que não publicou os chamados system cards, documentos que descrevem como o modelo foi treinado e as regras dadas para o seu comportamento.

A polémica surge numa altura crítica para a xAI, que procura atrair consumidores e empresas para o seu modelo de subscrição premium de 300 dólares por mês. Apesar do desempenho impressionante do Grok 4 nos benchmarks, este tipo de "seguir a verdade tal como é definida por Musk" pode acabar por funcionar em sentido contrário. Por outro lado, pode também relembrar a necessária discussão que o mesmo tipo de preocupações se aplica a todos os demais modelos AI, sendo por isso imprescindível saber que "verdade" seguem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)